Revisão de Escopo sobre as Intercorrências da Musicoterapia no Campo da Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2175-6236133214vs01

Palavras-chave:

Educação, Revisão de Escopo, Musicoterapia

Resumo

Musicoterapia é um campo do conhecimento que estuda os efeitos da música e da utilização de experiências musicais no ser humano. A consideração da Educação na Musicoterapia não é evidente. Nesse sentido, a presente revisão de escopo tem como objetivo identificar diferentes perspectivas teóricas da Musicoterapia e suas propostas educativas. Foram identificados sete campos da Musicoterapia que dialogam com a área da Educação: Musicoterapia Educacional, Social e Comunitária, Clínica, Hospitalar, Neurológica, Criativa e um campo incipiente em Cuidados Paliativos. Os resultados mostram que a Musicoterapia oferece uma aplicabilidade inovadora no campo da Educação, favorecendo um ambiente de aprendizagem mais inclusivo, holístico e centrado no aluno.

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Biografia do Autor

Fernanda Zaguini, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba/PR – Brasil

Fernanda Zaguini é Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 2023. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 2021, graduada em Musicoterapia pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) em 2016. Graduada em Desenho Industrial pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC) em 2009.

Tania Stoltz, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba/PR – Brasil

Tania Stoltz é Doutora em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001), pós-doutora pelos Archives Jean Piaget, em Genebra, Suíça (2007), pós-doutora pela Alanus Hochschule, Alemanha (2012) e pela Universität Witten-Herdecke, Alemanha (2024). Professora Titular da UFPR. Bolsista produtividade do CNPq.

Publicado

2024-11-13

Como Citar

Zaguini, F., & Stoltz, T. (2024). Revisão de Escopo sobre as Intercorrências da Musicoterapia no Campo da Educação. Educação & Realidade, 49. https://doi.org/10.1590/2175-6236133214vs01

Edição

Seção

Artigos