Sucesso e Fracasso Escolar entre Estudantes Negros na Educação do Campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2175-6236133107vs01

Palavras-chave:

Trajetórias, Educação do Campo, Raça, Meio Rural

Resumo

A pesquisa investiga a trajetória de estudantes negros na educação básica e suas experiências em uma escola do campo. Apresentam-se as circunstâncias do acesso e permanência desses estudantes a partir do cenário geral no Brasil e, mais especificamente, da educação do campo, considerando a realidade vivenciada em uma escola localizada na zona rural do Recôncavo Baiano. A análise considera a influência do capital social na construção das trajetórias individuais e coletivas apoiada no conceito de trajetórias (Bourdieu, 1986), para a compreensão do meio social e das ações dos indivíduos no cotidiano atentando para como as práticas, linguagens e normas podem influenciar e/ou modificar as trajetórias contribuindo, ou dificultando a mobilidade social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciméa Santos Lima, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Araguaína/TO – Brasil

Luciméa Santos Lima é, antes de tudo, oriunda da zona rural do Recôncavo Baiano, filha de mãe analfabeta e primeira da sua família a acessar o ensino superior. A partir das políticas de acesso e permanência, como as leis de cotas, e as políticas de ações afirmativas (bolsas permanência), tornou-se Bacharela em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB/2014), tem Mestrado e Doutorado em Estudos Étnicos e Africanos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA/2017 e 2022), atualmente é Bolsista Capes de Pós-Doutorado em Estudos de Cultura e Território pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) e atua como professora substituta do curso de Educação do Campo (LEDOC – Artes, Artes Cênicas e Música) também pela UFNT.

Publicado

2025-08-19

Como Citar

Lima, L. S. (2025). Sucesso e Fracasso Escolar entre Estudantes Negros na Educação do Campo. Educação & Realidade, 50. https://doi.org/10.1590/2175-6236133107vs01

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.