O Conceito de Reendereçamento na Pesquisa sobre Educação e Cinema

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2175-6236133010vs01

Palavras-chave:

Educação e Cinema, Audiovisual, Estudos de Recepção, Modos de Endereçamento, Reendereçamento

Resumo

Este artigo apresenta bases teóricas e desdobramentos analíticos do conceito de reendereçamento para a pesquisa na área de Educação e Cinema. Este conceito se refere às mediações produzidas sobre uma obra audiovisual para adaptá-la ao ensino, e permite descrever e analisar modos de atuação docente em aulas com exibição audiovisual de forma a identificar aspectos preponderantes e intervenientes nas condições de ensino e aprendizagem. Apresentamos ainda as estratégias de reendereçamento audiovisual, os modos de leitura e deslocamentos espectatoriais mais frequentemente encontrados no ensino, e os saberes mobilizados pelos professores para reendereçar. Por fim, indicamos contribuições e perspectivas do conceito para a pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Augusto Coimbra de Rezende Filho, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro/RJ – Brasil

Luiz Augusto Coimbra de Rezende Filho é professor associado do NUTES-UFRJ. Graduado em Comunicação Social-Cinema (UFF), com mestrado e doutorado em Comunicação e Cultura (UFRJ), e Pós-doutorado na Pontifícia Universidad Católica de Chile. Pesquisador das áreas de tecnologia educacional, educação em ciências e saúde e cinema documentário. Coordenou e participou de diversas equipes de pesquisa, com financiamentos de agências de fomento brasileiras e estrangeiras. Bolsista de Produtividade do CNPq (nível 2).

Gisele Abreu Lira Corrêa dos Santos, Colégio Pedro II, Rio de Janeiro/RJ – Brasil

Gisele Abreu Lira Corrêa dos Santos é professora do ensino médio/técnico e do Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica do Colégio Pedro II. Doutora em Educação em Ciências e Saúde pela UFRJ. Pesquisadora com interesse nas áreas de: Práticas Emergentes, Tecnologias Educacionais e Ações transdisciplinares.

Wagner Gonçalves Bastos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro/RJ – Brasil

Wagner Gonçalves Bastos é graduado em História Natural (Licenciatura e Bacharelado) pela FTESM (1973), mestrado em Educação pela UFRJ (1988) e doutorado em Educação em Ciências e Saúde (2014) pela UFRJ (NUTES). É professor adjunto da UERJ - FFP, lecionando na Licenciatura em Biologia, na Especialização em Ensino de Biologia e no Programa de PPG em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade (PPGEAS). Tem experiência na área de Educação, Formação Docente e Ensino de Biologia.

Américo de Araujo Pastor Junior, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Macaé/RJ – Brasil

Américo de Araujo Pastor Junior é professor Adjunto do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro e credenciado ao Programa de Pós-graduação Profissional Ambiente Sociedade e Desenvolvimento. Realizou estágio pós doutoral em Ensino de Saúde. Possui doutorado e mestrado em Educação em Ciências e Saúde, bacharelado em Psicologia e em Desenho Industrial. Desenvolve pesquisas sobre aprendizagens mediadas por tecnologias, linguagens e audiovisuais nos espaços formais e não formais de educação.

Publicado

2025-01-22

Como Citar

Rezende Filho, L. A. C. de, Santos, G. A. L. C. dos, Bastos, W. G., & Pastor Junior, A. de A. (2025). O Conceito de Reendereçamento na Pesquisa sobre Educação e Cinema. Educação & Realidade, 49. https://doi.org/10.1590/2175-6236133010vs01

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.