Mudanças Comportamentais e o Uso de Tecnologias Sociais na Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2175-6236132496vs01

Palavras-chave:

Educação, Tecnologias Sociais, Competências Socioemocionais, Empatia

Resumo

As Tecnologias Sociais (TSs) são resultantes do avanço do processo de resolução dos problemas cotidianos da sociedade. Este trabalho busca captar e identificar o efeito das TS sobre o comportamento de alunos de uma instituição municipal do estado de Sergipe. A pesquisa faz uso de grupos focais para a coleta de dados. Os resultados demonstraram que as TS se apresentam como importantes ferramentas de transformação social, contribuindo positivamente no comportamento interpessoal dos participantes e nas competências socioemocionais. A conclusão obtida na investigação é a de que as TS são relevantes no processo de desenvolvimento pessoal de alunos, mas necessitam avançar com estratégias que aproximem a instituição da comunidade.

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Biografia do Autor

Alexandre Pedro Moreira, Universidade Federal de Sergipe (UFS), Aracaju/SE – Brasil

Alexandre Pedro Moreira possui graduação em Ciências Econômica pela Universidade Federal de Campina Grande-UFCG (2018). Possui Mestrado pelo Programa de Pós Graduação em Economia da Universidade Federal de Sergipe-PPGE/UFS (2022) Atuou como pesquisador do Laboratório de Economia Aplicada e Desenvolvimento Regional (LEADER/UFS) e Laboratório de Pesquisa em Economia Aplicada (LAPEA/UFCG).

Luiz Carlos de Santana Ribeiro, Universidade Federal de Sergipe (UFS), Aracaju/SE – Brasil

Luiz Carlos de Santana Ribeiro é Doutor em Economia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Universidade Federal de Minas Gerais - CEDEPLAR/UFMG (2015), com Doutorado-sanduíche na University of Illinois at Urbana-Champaign, mestre em Economia pela Universidade Federal da Bahia (2010) e bacharel em Economia pela Universidade Federal de Sergipe (2007). Atualmente é Presidente da Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos (ABER), professor Adjunto do Departamento de Economia da Universidade Federal de Sergipe (DEE/UFS), Coordenador do Laboratório de Economia Aplicada e Desenvolvimento Regional - LEADER e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Samia Mercado Alvarenga, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG – Brasil

Samia Mercado Alvarenga é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Economia do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Universidade Federal de Minas Gerais (CEDEPLAR/UFMG). Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal de Sergipe (NUPEC/UFS). Formada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Publicado

2024-11-13

Como Citar

Moreira, A. P., Ribeiro, L. C. de S., & Mercado Alvarenga, S. (2024). Mudanças Comportamentais e o Uso de Tecnologias Sociais na Educação. Educação & Realidade, 49. https://doi.org/10.1590/2175-6236132496vs01

Edição

Seção

Artigos