Práticas Corporais de Aventura na Graduação em Educação Física: estudo comparado UFSC-UFG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2175-6236132350vs01

Palavras-chave:

Formação em Educação Física, Práticas Corporais de Aventura, Reformulação Curricular, Educação Comparada

Resumo

Analisou-se a inserção das Práticas Corporais de Aventura na graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina e da Universidade Federal de Goiás, realizada durante o processo de reformulação curricular ocorrido nos últimos anos. A metodologia utilizada foi a de Educação Comparada. A Universidade Federal de Goiás criou uma disciplina introdutória, enquanto a Universidade Federal de Santa Catarina criou três – uma introdutória, uma específica para a licenciatura e outra optativa. Ambos os casos apresentam similaridades e distanciamentos na compreensão das novas diretrizes e na forma como isso se refletiu em seus Projetos Pedagógicos Curriculares, havendo forte influência dos territórios onde as instituições estão situadas. O artigo é concluído com a identificação dos avanços em cada instituição de ensino superior sobre esse conteúdo, desde a perspectiva da Educação Comparada.

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Biografia do Autor

Humberto Luís de Deus Inácio, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia/GO – Brasil

Humberto Luís de Deus Inácio é Professor Adjunto da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás (UFG). Áreas de interesse: Educação Física e Meio Ambiente; Lazer.

Jaison José Bassani, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis/SC – Brasil

Jaison José Bassani é Professor do Departamento de Educação Física e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Publicado

2024-11-13

Como Citar

de Deus Inácio, H. L., & Bassani, J. J. (2024). Práticas Corporais de Aventura na Graduação em Educação Física: estudo comparado UFSC-UFG. Educação & Realidade, 49. https://doi.org/10.1590/2175-6236132350vs01

Edição

Seção

Artigos