Corpo, Gestos e Movimento na BNCC: comparações com a pedagogia italiana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2175-6236129735vs01

Palavras-chave:

Educação, BNCC, Corpo, Movimento, Criança

Resumo

Com o pressuposto de que os Campos de Experiência da BNCC tenham sido inspirados na pedagogia italiana, o objetivo do artigo é comparar o Campo de Experiência o corpo e o movimento contido no Decreto Italiano de 3 de junho de 1991 e o Campo de Experiência Corpo, Gestos e Movimento da BNCC. Foi realizada uma comparação entre os documentos supracitados, e, como suporte teórico para investigações conceituais, utilizou-se livros, teses, dissertações e artigos disponíveis no Google Acadêmico e na Biblioteca Virtual da Universidade Federal do Paraná. Como resultado, observou-se proximidades entre os campos, com nomenclaturas semelhantes, porém as terminologias utilizadas para explicar o campo de experiência necessitam de revisão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rubens de Sousa Bravalheri, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba/PR – Brasil

Rubens de Sousa Bravalheri é graduado em Educação Física, Especialista em Nutrição e Condicionamento Físico e Educação Física Escolar. É mestre em Ciências Farmacêuticas e doutorando em Educação na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Publicado

2024-08-08

Como Citar

Bravalheri, R. de S. (2024). Corpo, Gestos e Movimento na BNCC: comparações com a pedagogia italiana. Educação & Realidade, 49. https://doi.org/10.1590/2175-6236129735vs01

Edição

Seção

Artigos