Trazendo a Prática da Educação em Ciências e em Biologia de Volta à Vida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2175-6236125347vs01

Palavras-chave:

Educação em Ciências e Biologia, Aprendizagem, Epistemologias Ecológicas

Resumo

O artigo objetiva discutir práticas de ensino de ciências partindo de noções de vida e de natureza como contextos generativos, não idênticos às suas definições conceituais na biologia. A proposta é aproximar essas práticas do horizonte das epistemologias ecológicas (Steil; Carvalho, 2014), em que múltiplos e diferentes esforços compreensivos contemporâneos se aproximam, valorizando a materialidade da vida e criticando uma ciência humano-centrada, que tende a reduzir as múltiplas emergências do vivo. Toma em análise duas experiências, uma na educação básica e outra na educação universitária. Conclui pela produtividade para o ensino de ciências de voltar-se à condição do ‘estar vivo’, através de uma ‘educação da atenção’ (Ingold, 2015), multiplicando as formas de vida, à medida em que promove a percepção de mundos plurais, onde a existência se dá pela permanente coprodução da vida.

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Biografia do Autor

Lilian Alves Schmitt, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande/RS – Brasil

Lilian Alves Schmitt é bacharela em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Na PUCRS realizou mestrado e doutorado em Educação. É especialista em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), e atua como professora no Instituto de Educação da FURG (IE/FURG).

Alci Albiero Junior, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus/AM – Brasil

Alci Albiero Junior é pós-doutorando pelo programa de Ciências Florestais e Ambientais (CIFA) e doutorando em Antropologia Social, ambos pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). É biólogo (Bacharel) pela Faculdade Anglo Americano e licenciado pela Faculdade Claretiano. Mestre em Botânica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e doutor em Ciências/Ecologia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) da Universidade de São Paulo (USP).

Isabel Cristina de Moura Carvalho, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG – Brasil

Isabel Cristina de Moura Carvalho é licenciada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), tendo seu mestrado e doutorado em Educação, respectivamente pela Fundação Getulio Vargas (FGV-RJ) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Seu pós-doutorado foi em Antropologia na University of California San Diego (UCSD). Atualmente é Professora Permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Publicado

2023-11-06

Como Citar

Schmitt, L. A., Albiero Junior, A., & Carvalho, I. C. de M. (2023). Trazendo a Prática da Educação em Ciências e em Biologia de Volta à Vida. Educação & Realidade, 48. https://doi.org/10.1590/2175-6236125347vs01

Edição

Seção

A Fauna, a Flora, os Outros Seres Vivos e os Ambientes no Ensino de Ciências e de Biologia

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