Gênero, educação e docência nas artes visuais

Autores

  • Luciana Gruppelli Loponte

Palavras-chave:

gênero e educação, ensino de artes visuais, formação docente.

Resumo

Este artigo pretende abordar a relação entre gênero, artes visuais e educação, destacando a importância do tema e a sua quase ausência nas pesquisas sobre arte e educação no Brasil. Neste sentido, o objetivo do artigo é situar a discussão sobre o tema a partir das publicações existentes, além de lançar novas questões e apresentar autores que possam alimentar novas pesquisas na área. Com um foco especial para a formação docente em arte, o trabalho apresenta algumas abordagens e problematizações possíveis que podem nos fazer olhar a partir de outros pontos de vista para a docência em arte: o mito da genialidade artística e a “professora criativa” e relações possíveis entre gênero, docência em arte e poder.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Gruppelli Loponte

Luciana Gruppelli Loponte é Doutora em Educação (UFRGS) e professora de arte do Departamento de Educação da UNISC (Universidade de Santa Cruz do Sul).

Arquivos adicionais

Publicado

2010-03-22

Como Citar

Loponte, L. G. (2010). Gênero, educação e docência nas artes visuais. Educação & Realidade, 30(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/12469

Edição

Seção

Artigos