O Ocaso da Exegese: sobre a performance docente de Gilles Deleuze

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2175-6236124063vs01

Palavras-chave:

Gilles Deleuze, Sensibilidade Filosófica, Performance Docente

Resumo

Recuperando algumas discussões sobre a performance docente de Gilles Deleuze, presentes em certa literatura francófona recente, esse ensaio apresenta algumas correlações dessa performatividade docente deleuziana com elementos da filosofia do autor. Para tanto, apresenta-se um breve panorama da discussão presente em uma leva de comentadores, articulando-as com discussões conceituais presentes no corpus deleuziano e deleuzo-guattariano. Como hipótese norteadora, defende-se haver em Deleuze uma preocupação em filosofar a partir de um lastro sensível mais do que racional, sendo impossível compreender sua prática docente sem levar em consideração seu apelo por uma sensibilidade filosófica.

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Biografia do Autor

Christian Fernando Ribeiro Guimarães Vinci, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas/SP – Brasil

Christian Fernando Ribeiro Guimarães Vinci é Professor Doutor no Departamento de Filosofia e História da Educação - DEFHE da Faculdade de Educação-FE, da Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP. Integrante dos grupos de pesquisa CNPq: PHALA - Grupo de Pesquisa Educação, Linguagem e Práticas Socioculturais (UNICAMP) e OLHO - Laboratório de Estudos Audiovisuais (UNICAMP).

Publicado

2024-08-08

Como Citar

Vinci, C. F. R. G. (2024). O Ocaso da Exegese: sobre a performance docente de Gilles Deleuze. Educação & Realidade, 49. https://doi.org/10.1590/2175-6236124063vs01

Edição

Seção

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