Lições da Evolução: uma abordagem transdisciplinar a partir da arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2175-6236123782vs01

Palavras-chave:

Evolução, Arte, Ciências Naturais, Educação, Pós-humanismo

Resumo

O artigo discute a transdisciplinaridade entre os campos do saber e a contribuição das artes visuais para o ensino das ciências naturais. É apresentado o trabalho artístico em vídeo Evoluções em 3 Lições, do próprio autor, no qual se entrelaçam histórias relacionadas à teoria da evolução e ao colonialismo, buscando oferecer uma visão complexa da relação entre humanos brancos, humanos não-brancos e animais não-humanos. Conclui-se que o ensino das ciências aliado à percepção sensível proporcionada pela arte pode contribuir para a constituição de um mundo plural em que o respeito à alteridade e a comunicação entre os campos do saber ocorra de forma mais íntegra e colaborativa, sem deixar de lado as complexidades de cada área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hugo Fortes, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP – Brasil

Hugo Fortes é artista, curador e professor doutor na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP). É pós-doutor pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da mesma universidade. Como artista, tem participado de inúmeras exposições em mais de quinze países. É, também, livre-docente em Expressão Tridimensional e Doutor em Artes pela Escola de Comunicação e Artes (ECA/USP).

Publicado

2023-11-06

Como Citar

Fortes, H. (2023). Lições da Evolução: uma abordagem transdisciplinar a partir da arte. Educação & Realidade, 48. https://doi.org/10.1590/2175-6236123782vs01

Edição

Seção

A Fauna, a Flora, os Outros Seres Vivos e os Ambientes no Ensino de Ciências e de Biologia

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.