O Educador na Universidade Sénior em Portugal

Autores

  • Luis Jacob Instituto Politécnico de Santarém (IPSantarém), Santarém – Portugal
  • Karina de Lima Flauzino Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP – Brasil https://orcid.org/0000-0001-8062-3336
  • Meire Cachioni Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.1590/2175-6236123514vs01

Palavras-chave:

Universidade sénior, Educadores, Idosos, Ensino-aprendizagem

Resumo

Os educadores são considerados os elementos-chave no desenvolvimento de propostas educativas das Universidades Sénior em Portugal. Considerando a abordagem teórica da gerontologia educacional, a pesquisa exploratória e qualitativa identificou as principais características recomendadas para os educadores, segundo a perspectiva dos seniores, educadores e técnicos (pesquisadores e especialistas) no campo da educação de idosos. As mensagens de 265 participantes foram submetidas à análise de conteúdo e os resultados apresentaram que aspectos técnicos e, principalmente, afetivos são considerados importantes e aconselháveis para os que ensinam a seniores. Sugere-se a adoção de um modelo técnico-afetivo na condução do ensino-aprendizagem para seniores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Jacob, Instituto Politécnico de Santarém (IPSantarém), Santarém – Portugal

Luis Jacob é professor da Escola Superior de Educação de Santarém (ESES). Ele faz pós-doutorado na Universidade de São Paulo (USP). É doutor em Sociedade do Conhecimento/Ciências da Educação pela Universidade de Salamanca (USAL) e é mestre em Políticas de Desenvolvimento de Recursos Humanos pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE) Lisboa.

Karina de Lima Flauzino, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP – Brasil

Karina de Lima Flauzino é mestre em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP). É especialista em Psicologia Política, Políticas Públicas e Movimentos Sociais e é bacharelada em Gerontologia pela EACH/USP.

Meire Cachioni, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP – Brasil

Meire Cachioni é professora associada da Universidade de São Paulo (USP). Possui dois pós-doutorados, um em Gerontologia pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (UP) e outro em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), além de possuir o doutorado em Gerontologia e mestrado em Educação pela pela mesma instituição.

Publicado

2023-10-09

Como Citar

Jacob, L., Flauzino, K. de L., & Cachioni, M. (2023). O Educador na Universidade Sénior em Portugal. Educação & Realidade, 48. https://doi.org/10.1590/2175-6236123514vs01

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)