A Autonomia Curricular nos Sistemas Educativos de Portugal e do Canadá

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2175-6236122955vs01

Palavras-chave:

Autonomia, Descentralização/Centralização, Currículo, Sistemas Educativos

Resumo

Muitos autores argumentam que a autonomia é inexistente num sistema educativo centralizado, dado que é uma particularidade da descentralização, enquanto as escolas de um sistema educativo descentralizado têm mais autonomia. Os investigadores comparam o grau de autonomia curricular conferido às escolas de um sistema centralizado (Portugal) e às de um descentralizado (Canadá), a partir de entrevistas e análise de conteúdo de responsáveis pela administração e organização das escolas. Constata-se que, no caso português, existe alguma autonomia da escola, fundamentalmente, centrada no coletivo, embora os professores não a percecionem nem se apropriem da mesma. No caso canadense, a autonomia é conferida a cada professor na sua singularidade.

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Biografia do Autor

Isabel M. J. Oliveira, Universidade de Coimbra (UC), Coimbra

Isabel M. J. Oliveira é colaboradora no Centro de Estudos Interdisciplinares do Séc. XX – CEIS20, da Universidade de Coimbra, no grupo Políticas e Organizações Educativas e Dinâmicas Educacionais.

António Gomes Ferreira, Universidade de Coimbra (UC), Coimbra

António Gomes Ferreira é professor catedrático da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e coordenador científico do Grupo de Investigação Políticas e Organizações Educativas e Dinâmicas Educativas do GRUPOEDE CEIS20.

Publicado

2023-04-14

Como Citar

Oliveira, I. M. J., & Ferreira, A. G. (2023). A Autonomia Curricular nos Sistemas Educativos de Portugal e do Canadá. Educação & Realidade, 48. https://doi.org/10.1590/2175-6236122955vs01

Edição

Seção

Artigos

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