Aliança de Ecoversidades: uma experiência de cinco anos em aprendizagem cosmopolítica

Autores

Palavras-chave:

Reinvenção do Ensino Superior, Ontologia Política, Cosmopolítica, Movimento do conhecimento.

Resumo

De que maneira o ensino superior pode ser reinventado de maneira a incluir múltiplos sistemas de conhecimento, por um mundo em que muitos mundos co-habitem? Esta é uma das perguntas no cerne da Aliança de Ecoversidades, uma aliança planetária de lugares e profissionais de aprendizagem que reinventam o ensino superior, muitos oriundos de movimentos sociais e ecológicos e de comunidades indígenas. Constituída por mais de 400 integrantes, representando mais de 260 organizações em torno de 47 países, a Aliança de Ecoversidades está engajada em experimentar, aprender e praticar modos de regeneração de ecologias, culturas e economias locais e enfrentar o ódio, a violência, a monocultura, o extrativismo, o superconsumo e a exploração. Este artigo irá se embasar na perspectiva de três de seus integrantes que foram participantes chave desde sua criação em 2015 – na condição de cofundadores e integrantes do comitê de direção, refletindo sobre sua aprendizagem na/com a Aliança. Este artigo enfoca a maneira como a Aliança vem tentando fazer aquilo que estamos denominando aqui de aprendizagem cosmopolítica: aprender como aprender em e entre culturas, epistemologias, ontologias; aprender a aprender a partir de, na e além da diversidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Udi Mandel, Enlivened Cooperative – Estados Unidos da América

Udi Mandel concentra seu trabalho em práticas de aprendizagem animadas para regenerar ecologias e comunidades e para reinventar o ensino superior para que ofereça futuros esperançosos. Isto incluiu uma colaboração com movimentos sociais e ecológicos e comunidades indígenas do planeta inteiro.

Gerardo Lopez-Amaro, Enlivened Cooperative – Estados Unidos da América

Gerardo Lopez-Amaro se interessa pelo cotrabalho, pela pesquisa-ação-participativa com pessoas que vivem em territórios onde estejam ocorrendo experiência coloridas e práticas em torno do Buen Vivir e justiça cognitiva, climática e relacional, participando de um ecossistema planetário, transgeracional de aprendizagem para fazer nascer mundos de dignidade.

Kelly Teamey, Enlivened Cooperative – Estados Unidos da América

Kelly Teamey tem sido ativa nos campos do desenvolvimento e educação internacional/sustentável nos últimos vinte anos. Seu trabalho tem se concentrado em abordagens críticas à política e práticas educacionais em contextos de desenvolvimento internacional, observando especificamente como a educação, a aprendizagem e as pedagogias podem se tornam transformadoras, holísticas e sustentavelmente conectadas com ecologias e comunidades locais.

Publicado

2022-02-17

Como Citar

Mandel, U., Lopez-Amaro, G., & Teamey, K. (2022). Aliança de Ecoversidades: uma experiência de cinco anos em aprendizagem cosmopolítica. Educação & Realidade, 46(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/118644

Edição

Seção

Experiências de Ensino Superior Alternativo