Teoria e Educação nos Limites do Capital

Autores

Palavras-chave:

Teoria, Educação, Capitalismo, Historicidade, Materialismo Histórico.

Resumo

Neste artigo tratamos de teoria e educação e dos diversos contextos em que se situam os limites do capital, sua historicidade e relações com a vida humana. Outro aspecto de nossa reflexão é a educação no sentido de formação humana. Primeiro, tratamos da historicidade do materialismo histórico; a seguir, apresentamos alguns conceitos fundamentais para a pesquisa em educação; terceiro, trazemos a história do presente e sua relação com o autoritarismo em curso no Brasil; por último sinalizamos os limites sociais do sistema capital, suas contradições e o reconhecimento do espaço dialético dos fenômenos que instauram formas contra hegemônicas de pensamento e de ação.

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Biografia do Autor

Maria Ciavatta, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói/RJ

Maria Ciavatta é doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1990). Fez pós-doutorado em Sociologia do Trabalho em El Colegio de México (1994-95), na Università degli Studi di Bologna, Itália (1995-96) e no Deparatamento de Filosofia da La Sapienza Università di Roma, Itália (2017). Professora titular em Trabalho e Educação pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente, associada ao Programa de Pós-graduação em Educação – Mestrado e Doutorado da Universidade Federal Fluminense.

Publicado

2022-02-15

Como Citar

Ciavatta, M. (2022). Teoria e Educação nos Limites do Capital. Educação & Realidade, 46(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/117659

Edição

Seção

Capitalismo, Estado e Educação: os limites do Capital