Alguns Pensamentos a Respeito de Wittgenstein e Educação

Autores

Palavras-chave:

Pedagogia de Wittgenstein, Possibilidade de mudança, Escuridão de nossa época, Decolonialismo.

Resumo

A finalidade deste artigo é apresentar um conjunto de oito discussões diferentes sobre o tema da educação no escopo de uma crítica wittgensteiniana da linguagem. Para tanto, adoto como temas relevantes não apenas o desenvolvimento e as peculiaridades do pensamento de Wittgenstein sobre a linguagem, mas também as dificuldades de suas metodologias, sua noção de “terapia” e a literariedade de seus escritos durante o amadurecimento de sua obra. Espero que este breve encadeamento sirva como introdução à leitura dos textos de nossa seção temática, pois todos abordam estes mesmos pontos de uma maneira ou de outra, seja concordando, seja divergindo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João José R. L. de Almeida, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas/SP

João José R. L. de Almeida é professor associado na Escola de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas, Brasil.

Publicado

2020-11-03

Como Citar

Almeida, J. J. R. L. de. (2020). Alguns Pensamentos a Respeito de Wittgenstein e Educação. Educação & Realidade, 45(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/108336

Edição

Seção

Wittgenstein e Educação