Escolhas Possíveis: narrativas de estudantes universitários

Autores

Palavras-chave:

Ensino Superior, Estudantes, Escolha Profissional, Marcadores Sociais da Diferença.

Resumo

A partir de pesquisa etnográfica realizada na cidade de São Paulo (SP), o artigo aborda a temática das escolhas educacionais no ensino superior. São analisadas as narrativas de quatro estudantes universitários, focalizando três processos de escolhas: a escolha por fazer ensino superior, por determinado curso e por uma instituição de ensino. O objetivo é mostrar as negociações de sentido realizadas pelos estudantes, constituindo escolhas possíveis. Como pano de fundo, está a argumentação de que a conjuntura de expansão do ensino superior nos anos 2000 e 2010 - em suas ambivalências e contradições - permitiu que tais escolhas entrassem no campo de possibilidades de novos agentes, a saber, de estudantes que são a primeira geração da família a cursar ensino superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Mourão Macedo, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP

Renata Mourão Macedo é pesquisadora de pós-doutorado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) e Doutora em Antropologia Social pela USP.

Publicado

2022-02-15

Como Citar

Macedo, R. M. (2022). Escolhas Possíveis: narrativas de estudantes universitários. Educação & Realidade, 46(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/105800

Edição

Seção

Artigos