Escolhas Possíveis: narrativas de estudantes universitários
Palavras-chave:
Ensino Superior, Estudantes, Escolha Profissional, Marcadores Sociais da Diferença.Resumo
A partir de pesquisa etnográfica realizada na cidade de São Paulo (SP), o artigo aborda a temática das escolhas educacionais no ensino superior. São analisadas as narrativas de quatro estudantes universitários, focalizando três processos de escolhas: a escolha por fazer ensino superior, por determinado curso e por uma instituição de ensino. O objetivo é mostrar as negociações de sentido realizadas pelos estudantes, constituindo escolhas possíveis. Como pano de fundo, está a argumentação de que a conjuntura de expansão do ensino superior nos anos 2000 e 2010 - em suas ambivalências e contradições - permitiu que tais escolhas entrassem no campo de possibilidades de novos agentes, a saber, de estudantes que são a primeira geração da família a cursar ensino superior.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-02-15
Como Citar
Macedo, R. M. (2022). Escolhas Possíveis: narrativas de estudantes universitários. Educação & Realidade, 46(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/105800
Edição
Seção
Artigos