Um Arquivo sobre Teatro e Educação: problematizações no campo da invenção

Autores

Palavras-chave:

Teatro e Educação, Pedagogia do Teatro, Arquivo, Michel Foucault.

Resumo

Inspirada no trato arquivístico legado pelo pensador francês Michel Foucault, esta reflexão debruçou-se sobre a tarefa de estabelecer um inventário da produtividade discursiva relativa ao campo das práticas que aliam teatro e educação, tomando por base empírica artigos concernentes ao tema e publicados em 58 periódicos da área educacional. Objetivou-se flagrar descontinuidades, regularidades e aleatoriedades em tal campo discursivo, culminando em mirar pela perspectiva crítica o que no presente emana certo ar de naturalização. Tal inventário alumbrou discursos regulares, além de embates entre as ditas abordagens essencialistas e contextualistas das práticas teatrais, resultando em efeitos atenuadores de suas distâncias conceituais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sidmar Silveira Gomes, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá/PR

Sidmar Silveira Gomes é Professor Adjunto do Departamento de Música e Artes Cênicas da Universidade Estadual de Maringá, atuando no curso de Artes Cênicas - Licenciatura em Teatro.

Publicado

2022-02-15

Como Citar

Gomes, S. S. (2022). Um Arquivo sobre Teatro e Educação: problematizações no campo da invenção. Educação & Realidade, 46(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/104309

Edição

Seção

Artigos