Informações para Leitores
DIMENSÕES DOCENTES é uma revista científica da Coordenadoria das Licenciaturas e da Pró-reitoria de Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) que objetiva a divulgação de trabalhos, inéditos, no campo da formação de professores. Aceita artigos de doutores e mestres; mestrandos e graduandos podem constar somente como coautores. As avaliações são realizadas às cegas.
As temáticas vinculam-se à educação, à formação de professores, aos cursos de licenciaturas, às políticas públicas de formação inicial e continuada que englobam programas tais como PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, e RP - Programa de Residência Pedagógica.
A Coordenadoria das Licenciaturas (COORLICEN)
A Coordenadoria das Licenciaturas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Coorlicen) é um órgão colegiado, vinculado à Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD/UFRGS), responsável pela articulação interna dos Cursos de Licenciatura UFRGS.
Envolve as áreas da Universidade que configuram domínios de conhecimento relativos à formação docente, como Escolas e Institutos Centrais, Faculdade de Educação, Colégio de Aplicação, em reciprocidade à articulação externa promovendo o diálogo com as Secretarias e Conselhos de Educação do Estado e Municípios, bem como representantes sindicais e patronais da Educação Básica do Estado do Rio Grande do Sul. É o lócus dos Programas: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e Programa de Residência Pedagógica (PRP), assim como do Programa de Incentivo aos Estágios de Docência (PIED). Articula questões a respeito da formação de professores por meio de Grupos de Trabalho, com composição aberta a membros do plenário e a membros externos ao seu plenário.
Considerando o âmbito de atuação da Coorlicen, descrito acima, e a crescente preocupação com a articulação entre teoria e prática, assim como a formação de professores-pesquisadores, é de suma importância a criação de um periódico científico que visa aprofundar o debate a respeito dos diferentes aspectos, ações, concepções e discussões a respeito da formação de professores, assim como o registro e relato das iniciativas realizadas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul por docentes e discentes.