Andanças, encontros e olhares:
pistas para uma escrita encarnada na universidade
Palavras-chave:
Escrita encarnada, Atenção, BrincarResumo
O presente artigo tem por objetivo refletir acerca das possibilidades proporcionadas por uma escrita encarnada na formação de professores a partir das perspectivas de uma docente e de um licenciando de uma universidade pública. Em consonância com Larrosa e Masschelein, acreditamos que uma escrita de si, alinhada à proposta de uma pedagogia que parta do encontro com a experiência vivida e consequentes deslocamentos, pode abrir espaço para formas outras de se relacionar com o mundo, construindo diferentes olhares, significados e práticas para o fazer docente. Com base nas narrativas produzidas no primeiro semestre de 2024, numa disciplina de psicologia da educação, buscamos compreender de que maneiras um olhar atento ao que nos atravessa pode agregar às produções textuais engendradas na universidade. Dialogando com trechos de trabalhos de licenciandas do curso de Pedagogia sobre a observação do brincar infantil, refletimos, a partir da perspectiva docente, sobre as motivações que levaram às escolhas realizadas na disciplina e seus efeitos. Observamos, por fim, uma significativa mudança na relação estabelecida entre as estudantes e os textos produzidos, onde o comprometimento com uma escrita encarnada possibilitou diferentes maneiras de se observar e de se relacionar com a realidade.