Professoras formadoras e suas concepções de estágio supervisionado

Autores

Palavras-chave:

Formação de Professores, Estágio supervisionado, Experiências formativas

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar as narrativas das professoras supervisoras de estágio supervisionado na perspectiva do aprender a ensinar. Por isso levantamos a seguinte questão da pesquisa: quais as narrativas das professoras supervisoras de estágio supervisionado, no curso de Pedagogia, na perspectiva do aprender a ensinar? Emprega como técnicas de produção de dados as rodas de conversas e o memorial docente da formação profissional. Tem como cenário espacial de investigação o Campus Caxias/UEMA e como interlocutoras três professoras de Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia desta IES, selecionadas a partir dos seguintes critérios: tempo de serviço como professora de estágio supervisionado, no mínimo cinco anos, ser pedagoga e ter mais de cinco anos como professora de ensino superior. Para construção do aporte teórico e metodológico fundamenta-se em Barreiro; Gebran (2006), Brito (2012), Figueirêdo; Queiroz (2021), Freire (1997), Imbernón (2006), Kulcsar (1991), Lima (2023, 2009), Mizukami (2003, 2004), Pimenta (2004), Pimenta; Lima (2004), Zabalza (2002) e outros. As narrativas nos conduzem ao entendimento de que as vivências e as experiências contribuem para o processo de aprendizagem, não somente dos alunos, mas também dos professores que atuam nesse processo de ensinar a aprender.

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Biografia do Autor

Antônio Luiz , Universidade Estadual do Maranhão

Professor do Mestrado Profissional em Educação PPGE, UEMA/Caxias. Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão (1993), Mestrado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e Doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014). Professor Associado da UEMA Campus Caxias e professor do Ensino Médio, da Secretaria de Estado da Educação - SEDUC. Atualmente é Chefe do Departamento de Letras e professor da Pós-graduação em Língua Portuguesa. Tem experiência na área de Linguística, Língua Portuguesa e Educação, com ênfase em Sociolinguística, Semiótica, Análise do Discurso e Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: atitudes, crenças, variação, mudança, discurso, gênero, raça, leitura, ensino, EJA, letramento e formação de professor. Líder do Grupo de Estudos em Linguagem, Discurso e Ensino GELDE/CNPq, Consultor da Revista de Letras Juçara - UEMA. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5752-0280.

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Publicado

2024-12-15