Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word (.Doc ou .Docx)
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
Diretrizes para Autores
SUBMISSÕES
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
O primeiro autor do trabalho deve ser doutor ou doutorando.
A identificação de autoria do trabalho foi removida do texto e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista e assegurando a Avaliação Cega por Pares.
Os nomes do autor e dos coautores não aparecem no corpo do artigo. Nem há informações que possam prejudicar a garantia de anonimato.
A contribuição é original e inédita e não contém plágio.
A contribuição não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
O arquivo está em formato Word, e o texto está escrito em português ou em uma das línguas previstas na Chamada para Publicação, disponível na aba Notícias.
O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
DIRETRIZES PARA AUTORES
As submissões que não seguirem as diretrizes do periódico, expostas abaixo, serão arquivadas pela Equipe Editorial. Nesse caso, os autores serão notificados dos motivos do arquivamento.
A revista DIMENSÕES DOCENTES publica, prioritariamente, artigos de autoria de:
1º) pesquisador-doutor integrante do quadro docente de Programa de Pós-Graduação ou docente universitário;
2º) pesquisador-doutor que não se enquadre nos itens acima;
3º) doutorando;
4º) mestrando, em coautoria com o orientador (a excepcionalidade de coautoria com outro pesquisador requer autorização explícita do orientador, que deve ser carregada como documento suplementar à submissão);
5º) graduando, vinculado a iniciação à docência, iniciação científica ou estágio de docência, em coautoria com o orientador (a excepcionalidade de coautoria com outro pesquisador requer autorização explícita do orientador, que deve ser carregada como documento suplementar à submissão);
6º) mestre;
7º) mestrando.
Todos os autores e coautores deverão ser identificados na mesma submissão.
Orientações para submissão do documento:
Inserir o artigo no formato “.doc” ou ".docx".
Remover todas as identificações de autoria do corpo do texto e na seção de Referências (como detalhado abaixo). Remover também a autoria do arquivo, clicando em Propriedades > Detalhes > Remover propriedades e informações pessoais.
Digitar, diretamente nos campos da página de submissão do artigo no sistema, todos os dados de identificação de todos os autores e coautores:
- nome completo,
- endereço de email,
- ORCID iD,
- titulação maior e instituição em que a obteve,
- instituição a que está vinculado e o tipo de vínculo (docente, discente, professor visitante etc.),
- resumo no idioma do artigo,
- agências de fomento (se houver).
Formatação geral do texto
O artigo deve ter de 12 a 20 páginas (incluindo bibliografia e anexos).
A folha é A4, com as quatro margens em 2,5 cm.
A fonte padrão é Times New Roman, tamanho 12 (exceto quando houver outra indicação nestas diretrizes).
O espaçamento entre linhas padrão é de 1,5 linhas (exceto quando houver outra indicação nestas diretrizes).
Os parágrafos não devem ter espaçamento anterior nem posterior.
O adentramento de parágrafo é de 1,25 cm (exceto quando houver outra indicação nestas diretrizes).
O destaque de elementos textuais ou de expressões em língua estrangeira deve ser feito com itálico.
Título
O título no idioma do artigo original deve ser seguido do título em inglês. Se o artigo for escrito em outro idioma, o segundo título deve ser em português.
Os títulos devem ser centralizados, com espaçamento 1,5 entre linhas, na fonte Times New Roman 14, em maiúsculas e negrito. Os títulos devem ser separados por uma linha de espaço.
Identificação dos autores: A identificação do(s) autor(es) não deve ser inserida no arquivo de texto enviado para avaliação (no ato da submissão). Essas informações devem ser inseridas pelo(s) autor(es) apenas depois da avaliação realizada, após a aceitação do artigo para publicação.
O(s) nome(s) do(s) autor(es) deve(m) ser inserido(s) duas linhas após o título, em fonte Times New Roman, 12, com espaço 1,5 entre linhas, alinhado à direita. Após cada nome, deve ser inserida, entre parênteses, a sigla da instituição. Na linha seguinte, inserir o e-mail de cada autor (preferencialmente com hyperlink) e, uma linha abaixo, inserir a ORCID iD de cada autor.
Resumo e palavras-chave em dois idiomas
Duas linhas após o título do artigo, a palavra RESUMO (ou o equivalente no idioma do artigo) deverá ser escrita em maiúscula, tamanho 12, em itálico e negrito, seguida de dois pontos. Ao lado, apresentar o texto – entre 100 e 200 palavras – em parágrafo único, em letras minúsculas, em itálico, sem negrito, em espaçamento simples.
Duas linhas, abaixo, inserir o termo PALAVRAS-CHAVE, em maiúsculas, itálico e negrito, seguido de dois pontos e das palavras-chave no idioma do artigo (no mínimo três e no máximo cinco), em letras minúsculas, tamanho 12, em itálico e sem negrito, separadas com ponto e vírgula, em espaçamento simples.
Duas linhas abaixo, inserir a palavra ABSTRACT, em maiúscula, tamanho 12, em itálico e negrito, seguida de dois pontos. Ao lado, apresentar a tradução do resumo para a língua inglesa – entre 100 e 200 palavras – em parágrafo único, em letras minúsculas, em itálico, sem negrito, em espaçamento simples.
Duas linhas abaixo, inserir o termo KEYWORDS, em maiúsculas, itálico e negrito, seguido de dois pontos e da tradução para o inglês das palavras-chave, em letras minúsculas, tamanho 12, em itálico e sem negrito, separadas com ponto e vírgula, em espaçamento simples.
Epígrafe (se houver)
A epígrafe deve figurar entre as keywords e o corpo do texto, com duas linhas de intervalo antes e depois.
Utilizar itálico, alinhamento à direita, espaçamento simples, fonte Times New Roman e tamanho 10.
Uma linha abaixo, deve constar o nome do autor da epígrafe (sem itálico), seguido do nome da obra (em itálico).
Corpo do texto
Iniciar o texto duas linhas depois das keywords ou da epígrafe.
Figuras, tabelas e quadros devem ser inseridos no próprio texto (e não ao final do documento, como anexos).
Tabelas, quadros, gráficos e figuras deverão ser numerados consecutivamente em números arábicos. A numeração deve ser seguida do título do elemento (Ex.: Quadro 1 - Ocorrências do termo analisado no corpus). A numeração e o título devem figurar acima de cada elemento, de forma centralizada. Abaixo de cada elemento, em fonte Times New Roman e em tamanho 10, a fonte deve ser incluída com alinhamento à esquerda e em espaçamento simples.
Títulos das seções
Todas as seções do corpo do texto, inclusive a introdução e a conclusão, devem ser numeradas com números arábicos (não seguido de ponto) (Ex.: 1 Introdução; 2 A literatura francesa atual).
A seção de Referências, ao final do artigo, não é numerada.
Inserir os títulos das seções sempre sem adentramento, uma linha depois do parágrafo anterior e uma linha antes do parágrafo posterior. Somente a primeira letra deve estar em maiúscula.
Os títulos das seções devem usar a fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento 1,5. A formatação deve ser conforme segue:
- a) Títulos de seções primárias: itálico e negrito;
- b) Títulos de seções secundárias: negrito;
- c) Títulos de seções terciárias: itálico.
Citações
As citações com até 3 linhas devem ser incorporadas ao texto, entre aspas, seguidas da referência bibliográfica entre parênteses, do sobrenome do autor em maiúsculas, do ano da edição utilizada e da página: Ex.: (FOUCAULT, 2007, p. 48)
Em caso de reedições ou de obras traduzidas, é opcional a colocação ao lado do ano da edição utilizada, entre colchetes, do ano da 1ª edição ou do original. Ex.: (FOUCAULT, 2007 [1969], p. 48)
As citações com mais de 3 linhas devem ser em parágrafo próprio, em espaço simples, com uma linha de espaço simples antes e depois. Com recuo de 4 cm à esquerda, sem adentramento na primeira linha, fonte Times New Roman, tamanho 10, seguida da referência entre parênteses.
Caso sejam consultadas obras em língua estrangeira, as citações devem ser traduzidas no corpo do texto. O texto na língua estrangeira deve figurar em nota de rodapé. Na referência, após o número de página correspondente ao trecho citado, a expressão “tradução minha/nossa” deve ser incluída.
Caso sejam utilizadas referências do(s) próprio(s) autor(es) do artigo, o nome/sobrenome do(s) autor(es) deve(m) ser substituído(s) por "AUTOR(A)”.
Nunca usar idem, ibidem ou op. cit.
Notas de rodapé
As notas de rodapé devem ser exclusivamente explicativas; recomenda-se evitar notas em excesso e notas muito longas.
As notas de rodapé não devem ser usadas para apresentação de referências (usar a seção de Referências, ao final do texto, para tal fim).
As notas devem ser numeradas de modo sequencial, em algarismos arábicos e apresentadas em fonte Times New Roman, tamanho 10, com espaçamento simples e alinhamento justificado.
Referências
A palavra REFERÊNCIAS deve ser digitada duas linhas abaixo da última linha textual, em maiúsculas e negrito.
Devem constar somente as referências citadas no artigo.
Destacar o título dos itens consultados somente com itálico (não utilizar negrito ou sublinhado).
Caso sejam utilizadas referências do(s) próprio(s) autor(es) do artigo, a fim de preservar a integridade do processo duplo-cego de avaliação por pares, é necessário excluir a identificação do(s) autor(es). Portanto, o nome/sobrenome do(s) autor(es) deve ser substituído por "AUTOR(A)" e o título da referência, por "Título". Remover quaisquer outras informações que possam levar à identificação da referência (títulos, editoras, universidades, paginação etc.).
No caso de consulta a mais de um material do mesmo autor, é obrigatória a repetição do nome do autor a partir da segunda menção. O recurso dos seis traços sublinhados não deve ser utilizado para substituir o nome de autores já citados.
As referências devem ser ordenadas alfabeticamente. Devem ser apresentadas na mesma fonte do artigo (Times New Roman, 12) em espaçamento simples, alinhadas à margem esquerda e separadas entre si por uma linha em branco de espaço simples. Devem ser elaboradas conforme exemplos que seguem.
Livros com um autor
PARRET, Herman. Enunciação e pragmática. Campinas: Ed. da Unicamp, 1988.
Livros com mais de um autor
ORLANDI, Eni P.; GUIMARÃES, Eduardo; TARALLO, Fernando. Vozes e contrastes: discursos na cidade e no campo. São Paulo: Cortez, 1989.
Capítulo de livro de um autor
ETIEMBLE, René. Crise de la littérature comparée? In: ETIEMBLE, René. Comparaison n’est pas raison. Paris: Gallimard, 1963. p. 23-58.
Capítulo de obra coletiva
FERREIRA, Maria Cristina Leandro. A antítese da vantagem e do jeitinho na Terra em que Deus é brasileiro. In: ORLANDI, Eni P. (Org.). Discurso fundador: a formação do país e a construção da identidade nacional. Campinas: Pontes, 1993. p. 31-45.
Artigo de periódico
MATEUS, Maria Helena Mira. Unidade e variação na língua portuguesa: memória colectiva e memória fraccionada. Organon, Porto Alegre, v. 8, n. 21, p. 35-42, jan. 1994.
Trabalhos acadêmicos
NUNES, Paula Ávila. A prática tradutória em contexto de ensino (re)vista pela ótica enunciativa. 2012. 236 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Letras, Programa de Pós-Graduação em Letras, Porto Alegre, 2012.
Teses ou dissertações
ANGORAN, Anasthasie Adjoua. Gonçalves de Magalhães, Cruz e Sousa e Solano Trindade: três manifestações da presença francesa na literatura brasileira; um olhar africano. 2004. Tese (Doutorado em Letras) − Instituto de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.
Eventos (anais, congressos, seminários, encontros etc.)
CONGRESSO DA ABRALIC, 3, 1995, São Paulo. Anais: Limites. São Paulo: Edusp/ABRALIC, 1995.
Documentos da internet
POSSENTI, Sirio. Tabus linguísticos. São Paulo: 2014. Disponível em: http://terramagazine.terra.com.br/blogdosirio/blog/2014/06/26/tabus-linguisticos/. Acesso em: 06 nov. 2014.
Página na internet com indicação de autoria:
VERAS, Luciana. Riobaldo e Diadorim no meio do redemoinho. Revista Continente, 8 jul. 2018. Disponível em: https://www.revistacontinente.com.br/secoes/reportagem/r
As orientações da NBR 6023:2018, da ABNT, devem ser consultadas para citar referências de outros tipos de materiais e resolver eventuais dúvidas.
Artigos
Política padrão de seçãoDeclaração de Direito Autoral
Ao submeter um artigo à revista DIMENSÕES DOCENTES e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação e a permissão para que DIMENSÕES DOCENTES redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.