Sobre a Revista
DIMENSÕES DOCENTES é uma revista científica da Coordenadoria das Licenciaturas e da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) que objetiva a divulgação de trabalhos, inéditos, no campo da formação de professores. Aceita artigos de doutores e mestres; mestrandos e graduandos podem constar somente como coautores. As avaliações são realizadas às cegas.
FOCO
As temáticas vinculam-se à educação, à formação de professores, cursos de licenciaturas, políticas públicas de formação inicial e continuada que englobam programas tais como PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e RP - Programa de Residência Pedagógica.
SEÇÕES
- Artigos (LIVRES)
Essa seção é destinada à apresentação de artigos científicos, inéditos, com temática livre ou para composição de dossiês temáticos. Devem possuir entre 12 a 20 páginas, incluídas as referências. O artigo deve estar formatado conforme as normas do periódico. Template AQUI
- Iniciação à docência
Essa seção é dedicada aos autores de Graduação e Pós-Graduação, para divulgação de monografias e resultados de trabalhos originais desenvolvidos em programas de formação docente (PIBID e RP), de iniciação à pesquisa (IC) e de estágios de docência. Esta seção deve ser formatada conforme as normas do periódico.
- Experiências educativas
Essa seção é dedicada ao relato de experiências docentes e suas relações com a educação básica e espaços escolares ou outros ambientes educacionais. A formação de professores se estabelece na ação e na prática docente em diálogo com a educação básica. Esta seção pretende evidenciar as experiências e aprendizados na formação de professores, além de discussões teórico/metodológicas em ensino. Esta seção deve ser formatada conforme as normas do periódico.
- Entrevistas
Essa seção é dedicada à publicação de entrevistas com pesquisadores, teóricos e indivíduos que possam contribuir para discussões sobre temáticas relacionadas à área de seu enfoque temático. As contribuições deverão conter, na seguinte ordem: 1. Título da entrevista (português ou espanhol) e em inglês; 2. Data e local da entrevista; 3. Identificação do entrevistado, com um consistente texto introdutório e biobibliográfico; 4. O texto deverá concentrar-se entre 10 e 20 páginas e estar formatado conforme as normas do periódico.
- Resenhas Críticas
Essa seção destina-se à descrição, exame técnico, crítica, além de resumo do conteúdo e possível demonstração de importância, de obra recente (não mais que 3 anos depois do lançamento da última edição), relacionada à área temática da Revista. Deve situar-se entre 5 e 10 páginas, conter a referência bibliográfica no início e título no idioma original. Deve estar formatado conforme as normas do periódico.
PERIODICIDADE
A periodicidade da revista é semestral e sua circulação é eletrônica.
Os números são atemáticos, temáticos ou dossiês e de responsabilidade de seu(s) Organizador(es), que são escolhidos através de Edital lançado pela Comissão Editorial da revista DIMENSÕES DOCENTES.
POLÍTICA EDITORIAL
Aceitam-se, preferencialmente, artigos com até 5 (cinco) autores, sendo um autor e quatro coautores. Todos os autores e coautores deverão ser identificados na mesma submissão.
Para garantir a diversidade editorial, somente permite-se a publicação de 1 (um) trabalho da mesma autoria ou coautoria por edição. Caso o autor envie mais de um texto, será considerado apenas o primeiro enviado. Além disso, após a publicação de um trabalho, o autor deverá aguardar o prazo de 1 (um) ano para nova submissão no periódico.
Em cada edição, é permitida a publicação de no máximo 40% de artigos com autoria ou coautoria de autor(es) vinculado(s) à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
As avaliações dos artigos são realizadas por pares da área e às cegas.
As edições são publicadas online semestralmente. Cada número tem um tema específico, proposto por seus Organizadores, que são escolhidos por Edital lançado pela Comissão Editorial.
- Processo de avaliação pelos pares
O processo de avaliação de artigos adotado pela revista DIMENSÕES DOCENTES é o double blind peer review, com a consulta a dois pareceristas. Em havendo casos de um parecerista aceitar e outro recusar, o artigo é enviado para um terceiro parecerista.
Essa avaliação se dá de forma "cega", ou seja, da mesma maneira que os pareceristas não sabem quem é(são) o(s) autor(es) do artigo, esse(s) não sabe(m) quem são os pareceristas que avaliarão seu trabalho.
O artigo é encaminhado ao(s) autor(es) com as sugestões de correções e adequações, para que, após os ajustes finais, seja finalmente encaminhado para revisão, editoração e publicação. Eventuais modificações sugeridas são, desse modo, efetuadas em consenso com o(s) autor(es).
A decisão final a respeito da publicação de artigos é de responsabilidade da Equipe Editorial de DIMENSÕES DOCENTES e pode ser tomada em qualquer momento do processo.
POLÍTICA DE ACESSO LIVRE
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
QUALIS
A solicitação do Qualis é realizada após a publicação do primeiro número.
TAXAS
Nenhum tipo de taxa é cobrada para publicação na revista.
Conduta ética
Solicita-se que os autores tenham conduta ética em relação a citações, identificação da autoria, realização de pesquisas com seres vivos, conflito de interesses e plágio.
A Equipe Editorial de DIMENSÕES DOCENTES solicita que os autores preencham uma declaração afirmando não terem cometido plágio, portanto, não é feita nenhuma verificação a esse respeito.