Vivências Intergeracionais
Uma Abordagem Teórico-Metodológica sobre a Ressignificação de Experiências por meio da Narrativa
Keywords:
Narrativas Intergeracionais, Diálogo entre gerações, Identidade e AlteridadeAbstract
Este artigo apresenta o referencial teórico-metodológico que fundamenta o Projeto Bio-Cartas: A Natureza a Unir Gerações (PIBC), desenvolvido no âmbito de uma pesquisa de doutorado centrada em práticas intergeracionais. Baseado na narrativa como eixo condutor entre gerações, o projeto utiliza cartas, rodas de conversa, filmes e fotografias para criar um espaço de diálogo em que experiências humanas são revisadas e ressignificadas, tanto individual quanto coletivamente. A análise destaca como a narrativa atua como uma ponte entre gerações, promovendo interações que possibilitam a construção de significados e vínculos duradouros que transcendem tempos e espaços. Através de uma revisão de literatura, exploramos contribuições de teóricos que sustentam essa abordagem narrativa e discutimos a coerência entre a teoria e a prática, enfatizando o papel das interações entre diferentes faixas etárias na co-construção de identidades. O artigo conclui com uma reflexão crítica sobre as potencialidades e limitações desse referencial no campo da educação intergeracional, sugerindo direções para futuras pesquisas que aprofundem esses diálogos.