Vivências Intergeracionais

Uma Abordagem Teórico-Metodológica sobre a Ressignificação de Experiências por meio da Narrativa

Authors

Keywords:

Narrativas Intergeracionais, Diálogo entre gerações, Identidade e Alteridade

Abstract

Este artigo apresenta o referencial teórico-metodológico que fundamenta o Projeto Bio-Cartas: A Natureza a Unir Gerações (PIBC), desenvolvido no âmbito de uma pesquisa de doutorado centrada em práticas intergeracionais. Baseado na narrativa como eixo condutor entre gerações, o projeto utiliza cartas, rodas de conversa, filmes e fotografias para criar um espaço de diálogo em que experiências humanas são revisadas e ressignificadas, tanto individual quanto coletivamente. A análise destaca como a narrativa atua como uma ponte entre gerações, promovendo interações que possibilitam a construção de significados e vínculos duradouros que transcendem tempos e espaços. Através de uma revisão de literatura, exploramos contribuições de teóricos que sustentam essa abordagem narrativa e discutimos a coerência entre a teoria e a prática, enfatizando o papel das interações entre diferentes faixas etárias na co-construção de identidades. O artigo conclui com uma reflexão crítica sobre as potencialidades e limitações desse referencial no campo da educação intergeracional, sugerindo direções para futuras pesquisas que aprofundem esses diálogos.

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Author Biographies

Márcia Alexandra Leardine, Universidade de Aveiro

Doutoranda em EDUCAÇÃO e PSICOLOGIA pela Universidade de Aveiro (2018); MESTRE em EDUCAÇÃO - Formação de Professores pela Universidade Estadual de Campinas , através do GEPEC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (2014). Possui graduação em PEDAGOGIA pela Universidade São Francisco (1993), pós graduação em EDUCAÇÃO e PSICOPEDAGOGIA, pela Universidade Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2004) e especialização em NEUROCIÊNCIA, Instituto Saber (2010). Atualmente atua como pesquisadora universitária. Tem experiência na área de Educação, também presta assessoria e promove cursos de formação à projetos educativos, atuando principalmente nos seguintes temas: STEAM, Formação Continuada de Professores do/no cotidiano escolar; Reflexividade, Coordenação Pedagógica, Ética Gestão de Pessoas, Gestão Escolar, Interculturalidade, Relações Intergeracionais - idosos e crianças e desenvolvimento de compotências STEAM. 

Maria Helena Almeida Beirão de Araújo e Sá, Universidade de Aveiro

Maria Helena Araújo e Sá é, desde 2020, Professora Catedrática no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro (UA) onde realizou, em 2012, as provas de Agregação no Ramo de Didática e Tecnologia Educativa. Efetuou a sua formação académica nesta Universidade (com D. Gaonac¿h, Universidade de Poitiers, e C. Galaricha, UA, como orientadores de doutoramento). A sua atividade científica e pedagógica é muito marcada, por um lado, pela integração, em 1994, no grupo europeu de Intercompreensão fundado por Louise Dabène (U. Grenoble 3), atualmente alargado à América Latina, com o qual continua a trabalhar em projetos financiados e formações, e pela perspetiva epistemológica em Didática de Línguas de Isabel Alarcão, catedrática nesta área a cuja equipa pertenceu desde a sua contratação pela UA como assistente estagiária em 1984. Os seus domínios de atuação situam-se nas áreas da intercompreensão, plurilinguismo e interculturalidade, articulando vertentes de investigação, formação e intervenção na sociedade, tendo coordenado projetos nacionais e internacionais, criado e/ou reestruturado cursos e unidades curriculares, fundado equipas (o LALE, Laboratório Aberto para a Aprendizagem de Línguas Estrangeiras, com Ana Isabel Andrade), orientado jovens investigadores, publicado extensivamente e ainda investido em atividade editorial, como forma de participação mais ampla e em rede na comunidade cientifica e pedagógica, relevando aqui a co-fundação da coleção Cadernos do LALE (em 2003, com 20 números publicados). O envolvimento na formação e em projetos de inovação pedagógica traduz-se ainda, para além da criação de cursos (como o primeiro Mestrado em Didática de Línguas, em 1997, numa perspetiva inovadora, porque integrada, da Educação em Línguas ou a reestruturação de todos os Mestrados em Ensino de Línguas da UA na sequência do processo de Bolonha), na conceção e coordenação da primeira formação internacional Galapro (Formação de Formadores em e para a Intercompreensão, em ambiente de interação plurilingue e intercultural e numa perspetiva acional e de projeto, articulando com uma componente tecnológica) e na realização de várias iniciativas de formação contínua (a maior parte acreditada) e avançada (muitas delas internacionais). Numa vertente de valorização e extensão, tem colaborado com associações profissionais e agências e instituições de política linguística educativa (como a União Latina, a Agence Universitaire de la Francophonie e, mais recentemente, a Organização dos Estados Iberoamericanos). A sua implicação na gestão académica foi sempre intensa, tendo, entre outros, sido coordenadora da Comissão Científica do Departamento de Didática e Tecnologia Educativa (2002-2009), membro do Conselho Científico da UA (2002-2009; 2013-2016) e da Escola Doutoral (2015-2018 e 2018-2021), diretora de cursos (Mestrados e Doutoramento) e participado em estruturas de gestão do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF). A sua atividade académica recente tem sido marcada por duas destas funções institucionais: direção do Programa Doutoral em Educação (desde 2014); coordenação do CIDTFF (desde 2016). [EN] Maria Helena Araújo e Sá is Full Professor with 'Agregação' at the Department of Education and Psychology of the University of Aveiro. She is the Coordinator of the Research Centre on Didactics and Technology in Education of Trainers and Director of the PhD Programme in Education. Research and publication areas are: intercomprehension; plurilingual and intercultural education; language policies in HEI (research and training). Peer esteem indicators include: invitations to give keynote presentations and seminars internationally and to participate in PhD viva; frequent collaboration with international language policy agencies (such as Latin Union, Agence Universitaire de la Francophonie, OEI); integration of editorial and advisory boards; participation in funded (inter)national projects.

Liliana Xavier Marques de Sousa, Universidade de Aveiro

Liliana Sousa is Associate Professor at the University of Aveiro. She is a psychologist and family therapist. Aggregation in Health Sciences (2004), PhD in Educational Sciences (1997), by the University of Aveiro. Master and Degree (1994) in Psychology (1990), by the Faculty of Psychology and Educational Sciences, University of Coimbra. Has publish over 100 papers, and 13 books. She has co/supervised more than 25 PhD thesis, and 35 master dissertations. Has been involved in around 15 projects, 10 as PI. Her area of expertise is family and health psychology, and psychogerontology.

Published

2024-12-15