Estratégias Didáticas para Aplicar Experimentos Lúdicos em Aulas de Física
Keywords:
Estratégias Didáticas; Física; Lúdico.Abstract
O presente estudo adota a experimentação como estratégia pedagógica para tornar o ensino de Física no nível médio mais dinâmico e lúdico. Três experimentos foram conduzidos pelos discentes do PIBID, explorando desde vetores até conceitos de astronomia. O objetivo da pesquisa baseou-se em proporcionar uma compreensão mais ampla dos fenômenos físicos naturais, provocar a curiosidade e contextualizar os temas propostos com o cotidiano do aluno. Os experimentos foram realizados com alunos do terceiro ano numa escola estadual do município de Arapiraca - AL, estes incentivaram a interação ativa dos estudantes com os conceitos físicos a partir da utilização de materiais de baixo custo, tais como canudos, bexiga, CDs, massa de modelar, papel alumínio, copos descartáveis entre outros. Os resultados mostraram um elevado engajamento dos alunos e uma compreensão satisfatória dos conceitos, ressaltando a importância da experimentação como ferramenta para uma aprendizagem significativa e preparação dos alunos para desafios futuros na área de ciências exatas e da natureza.