Estágio de docência na Educação Superior:
percepção sobre si mesmo como adulto que aprende
Keywords:
Estágio de docência, Pós-Graduação stricto sensu, Formação de professores, AndragogiaAbstract
Esta breve reflexão norteia-se pela seguinte questão de pesquisa: Como o estágio de docência contribui para a formação do pós-graduando? Além disso, busca investigar como o referido processo associa-se à aprendizagem da pessoa adulta. Com isso, pretende-se problematizar o estágio para a formação professoral, a partir de realidade desenvolvida em componente curricular vinculado a programa de pós-graduação no campo educacional. A metodologia possui natureza qualitativa, tendo como técnica auxiliar a revisão de literatura. Utilizou-se a técnica da observação participante, como definida por Sá Earp (2012) e Minayo (1986). Essa forma de coleta de dados, para Minayo (1986), traduz a presença do observador que se modifica pelo contexto do qual participa, sendo, portanto, a técnica válida à experiência do pós-graduando. As pesquisas, de maneira geral, postulam o estágio de docência nos cursos de pós-graduação stricto sensu, como alternativa para melhor direcionar a formação de professores para o ensino, uma vez que, notadamente, estes acabam sendo mais direcionados à pesquisa científica.