O TEMA ALIMENTAÇÃO NOS ANAIS DO ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO NAS CIÊNCIAS (2011-2021)

UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

Palavras-chave:

revisão sistemática, ensino de química, alimentação

Resumo

Apresenta-se uma revisão sistemática dos trabalhos publicados nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), abrangendo a série histórica de 2011 até 2021. A pesquisa se debruça sobre a abordagem do tema "alimentação". O trabalho adotou a estratégia proposta por David Gough, seguindo sete etapas para a realização de revisão sistemática, sendo adotada a análise de conteúdo como técnica interpretativa dos dados. A amostra geral de trabalhos, inicialmente obtida, indica as regiões Sul e Sudeste com maior número de produções, assim como maior abrangência de trabalhos relacionados ao ensino de Ciências da Natureza e de Química, quando comparados aos de Física e de Biologia. Em relação aos trabalhos que enfocam o ensino de Química, constata-se a prevalência de investigações sobre práticas pedagógicas: com abordagens construtivistas ou CTS; que se viabilizam mediante aulas baseadas na experimentação e em movimentos expositivos/dialogados; que exploram conteúdos conceituais de Termoquímica, Química Orgânica e Bioquímica. Os dados obtidos indicam alguns desafios, que incluem a necessária expansão das pesquisas em ensino de Química (com a temática de interesse): em diferentes estados e regiões brasileiras; que tratam de práticas pedagógicas; com abordagens críticas, especialmente as centradas no ideário do modelo pedagógico sociocultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Katiúscia Machado Nobre Borba, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Ciência dos Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2019) com período sanduíche no Instituto de Tecnología Química (ITQ) da Universidade Politécnica de Valência (2017). Bacharel em Química Industrial (2012) e Mestre em Ciência dos Materiais (2014) pela mesma universidade. Na pesquisa, suas principais áreas de atuação são Catálise e Eletroquímica, com enfâse em síntese e aplicação de líquidos iônicos, síntese e modificação de materias mesoporosos e MOFs e na obtenção de polímeros semicondutores. Possui experiência em atividades docentes realizadas em Química Geral e aulas para nível médio e graduação.

Carlos Ventura Fonseca, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Carlos Ventura Fonseca é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), sendo vinculado ao Departamento de Ensino e Currículo (DEC) da Faculdade de Educação (FACED).

Downloads

Publicado

2024-03-25

Edição

Seção

Artigos