Uma nova era, uma velha pergunta: sobre a ciência e seus (outros) olhares

Autores

  • Gustavo Ruiz Chiesa PPGAS/UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8136.67600

Palavras-chave:

Antropologia, Ciência, Religião, Medicina

Resumo

Existe algo além do que somos capazes de ver? Algo que se encontra na fronteira daquilo que normalmente definimos como espírito e matéria, mente e corpo, ou ainda, ciência e religião? De diferentes maneiras, e por caminhos distintos, uma série de pessoas envolvidas no ambiente médico e acadêmico ocidental estiveram interessadas em repensar suas práticas e seus objetos de investigação, deslocando seus olhares (e suas epistemologias) para as “margens” dos saberes sobre o homem, seus corpos e suas forças. Nesse sentido, pretendo apresentar as percepções da realidade e compreensões da vida elaboradas pelos criadores do magnetismo animal, da metapsíquica e da conscienciologia – três visões de “ciência” que, através de uma “velha pergunta”, apontaram na direção de uma “nova era”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Ruiz Chiesa, PPGAS/UFRGS

Doutor em Ciências Humanas (Antropologia) pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGSA/UFRJ). Pesquisador de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES) associado ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGAS/UFRGS).

Publicado

2017-08-04

Como Citar

Chiesa, G. R. (2017). Uma nova era, uma velha pergunta: sobre a ciência e seus (outros) olhares. Debates Do NER, 1(31), 257–281. https://doi.org/10.22456/1982-8136.67600