Galos e quintais: um estudo do sacrifício na mina nagô paraense

Autores

  • Hermes de Sousa Veras Mestre em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Pará (PPGA-UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8136.68865

Palavras-chave:

Sacrifício, Mina Nagô, Ritual

Resumo

Nesse artigo trago a etnografia do ritual de sacrifício realizado em um terreiro de nação Mina Nagô, na Grande Belém, Pará. Sugiro que esse ritual agrega diversas teorias nativas onde humanos, animais e divindades entram em diálogo, descrevendo concepções a respeito da comensalidade, sacrifício, convívio, noções de pessoa, materialidade e imaterialidade, compreendendo que essas concepções são feitas no infinito processo ritualístico. Concluo apontando a possibilidade de se refletir o sacrifício também como um amplo sistema ritual de contágio, mediador entre povo de santo, suas divindades e as diversas instâncias mundanas, tais como a dita sociedade envolvente e/ou a própria academia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hermes de Sousa Veras, Mestre em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Pará (PPGA-UFPA)

Graduado em Ciências Sociais pela UECE, mestre em Antropologia Social pela UFPA. Estuda religiões de matriz africana na Amazônia. É membro do Grupo de Estudos Culturais na Amazônia (GECA/CNPq).

Publicado

2017-08-04

Como Citar

VERAS, Hermes de Sousa. Galos e quintais: um estudo do sacrifício na mina nagô paraense. Debates do NER, Porto Alegre, v. 1, n. 31, p. 173–197, 2017. DOI: 10.22456/1982-8136.68865. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/debatesdoner/article/view/68865. Acesso em: 11 set. 2026.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.