Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapasse os 2MB)
  • Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL); com figuras e tabelas inseridas no texto, e não em seu final.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Asegurando a Avaliação por Pares Cega.

Diretrizes para Autores

1) Debates do NER é um periódico publicado semestralmente pelo Núcleo de Estudos da Religião (NER), do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tem como objetivo divulgar textos científicos inéditos, decorrentes de pesquisas nacionais e internacionais realizadas na área das ciências sociais e em áreas correlatas, relativas à religião enquanto fato social em suas interfaces com outras esferas da sociedade. Os trabalhos submetidos deverão ter relevância acadêmica e social.

2) O manuscrito que for submetido à publicação nesta revista, deverá ser original e inédito, não podendo, portanto, estar simultaneamente submetido para avaliação ou publicação em outros meios ou estar já publicado em outros periódicos, livros ou quaisquer outras formas de divulgação acadêmica.

3) A debates do NER publica trabalhos em Português e Espanhol. Deste modo, os trabalhos submetidos para publicação deverão ser redigidos em um desses idiomas, sempre obedecendo as normas de bom uso dos mesmos. Solicitaremos que o/a autor/a realize uma revisão do texto previamente ao envio da versão final, no caso do mesmo ter sido aceito para publicação.

4) Os originais deverão ser submetidos pela internet mediante cadastro de todos os autores no site da revista (http://seer.ufrgs.br/debatesdoner/user/register)

5) Somente os textos e ensaios considerados pela Comissão Editorial como relevantes para a comunidade acadêmica e, em particular, para os/as leitoras/es do periódico, prosseguirão para as demais etapas de avaliação. Essa avaliação é feita por pelo menos dois destes consultores externos, de forma cega (blind peer review), para assegurar a integridade e isenção dos pares. A publicação dos artigos será condicionada à aprovação dos Editores e/ou da Comissão Editorial Executiva, considerando pareceres dos consultores externos ad hoc, reconhecidos nas temáticas abordadas na Debates do NER. Todavia, fica a cargo da Comissão Editorial Executiva selecionar entre os manuscritos aprovados pelos consultores, quais serão publicados em cada edição.

6) Para garantir a avaliação cega por parte dos pares, os dados do/a(s) autor/a(es) não serão encaminhados aos consultores, entretanto, é responsabilidade do/a(s) autor/a(es) certificar-se de que não existem - em nenhum lugar do corpo do texto ou nas propriedades do arquivo - dados que possam identificá-los. Para remover a identificação das propriedades do arquivo o autor dos originais deve realizar os seguintes procedimentos:

a. Em documentos do Microsoft Office ou Mac: (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Arquivo > Salvar como... > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.

b. Em PDFs, os nomes dos autores também devem ser removidos das Propriedades do Documento, em Arquivo no menu principal do Adobe Acrobat.

7) A Debates do NER a cada número publica três tipos de manuscritos: Artigos, Ensaios Visuais e Resenhas. Cada um destes trabalhos tem características com relação a conteúdo e número de palavras que deverão ser observados pelos autores:

a. Artigos (até 8 mil palavras - incluindo as notas e as referências bibliográficas): Relatos de investigações originais, baseadas em pesquisas sistemáticas e completas, realizadas com as devidas metodologias e análises científicas. Também serão admitidos, porém em número limitado, artigos teóricos ou de revisões sistemáticas e atuais sobre temas relevantes para a linha editorial da revista, que conte com análise crítica e oportuna de um corpo abrangente de pesquisa, relativa a temas que contribuam para o desenvolvimento das Ciências Sociais da Religião, preferencialmente num campo de investigação para a qual o(a) autor(a) contribui.

b. Ensaios Visuais (até 2 mil palavras e mínimo de 5 e máximo de 12 imagens): Os Ensaios Visuais resultantes de trabalho de pesquisa de campo devem conter texto de apresentação e contextualização das imagens (incluindo a de sua produção - autoria, local e ano de produção), legendas das imagens e, possivelmente, referências bibliográficas. Os arquivos de cada imagem devem ter uma resolução mínima de 300dpi e devem ser enviados nos formatos .jpg ou .png ou .gif, sendo nomeados com a indicação de ordenamento para publicação de acordo com a seguinte regra: SOBRENOME do/a autor/a_imagem_1.jpg (exemplo: ECKERT_imagem_1.jpg ).

c. Resenhas (até 2 mil palavras): Análise crítica de obras publicadas recentemente (máximo quatro anos), norteando o(a) leitor(a) quanto as suas características e explicitando usos potenciais.

8) Os critérios que serão avaliados nos artigos submetidos à publicação são os seguintes:

a. Quanto a estrutura: Qualidade da estrutura lógica do trabalho no que se refere a organização dos tópicos que o compõem.

b. Quanto à redação: Será avaliada a clareza do texto, a qualidade ortográfica e gramatical, além de argumentação elucidada com rigor e propriedade;

c. Quanto à qualidade técnica e científica: Serão analisados o emprego correto dos conceitos abordados, a adequação e a profundidade dos conteúdos e o rigor científico do trabalho.

d. Quanto à originalidade: Será levado em conta o ineditismo e o grau de inovação proposto pelo trabalho, além da expressividade e importância do trabalho para a discussão de problemas de seu campo de investigação;

e. Atualidade e pertinência das referências utilizadas.

9) Os manuscritos submetidos deverão ter:

a. Folha de rosto contendo: Título completo do trabalho em português ou espanhol, juntamente com sua versão em inglês; resumo (entre 150 e 250 palavras) com espaço simples, no idioma do artigo e sua respectiva versão em inglês; e palavras-chave (máximo quatro) também no idioma do artigo com sua respectiva versão em inglês. Além disso, deverá conter nome(s) completo(s) do(s) autor(es), suas titulações máximas, o nome completo da(s) instituição(ões) onde atua(m) e a posição do(s) mesmo(s) em tal(is) instituição(ões). Também deverá constar o endereço de e-mail para contato e ORCID.

b. Corpo do texto no formato: fonte Times New Roman 12, justificado, e em formato A4 (210x297), com espaço de 1,5. Artigos deverão respeitar o limite de 8 mil palavras e os Ensaios Visuais e as Resenhas o limite de 2 mil palavras. Inicial maiúscula deverá ser usada somente quando imprescindível; os recursos tipográficos devem ser utilizados uniformemente: 1. itálico: para palavras estrangeiras, títulos (livros, eventos etc.) e ênfase; 2. aspas duplas: citações diretas com menos de três linhas, citações de palavras individuais ou palavras cuja conotação ou uso mereça destaque; 3. negrito e sublinhado: devem ser evitados.

10) Após encaminhado e avaliado pelos pares, a equipe editorial entrará em contato com o autor principal para informar o veredito que poderá ser de aceito, aceito com alterações ou de recusado. Em qualquer destes casos, o material enviado não será devolvido.

11) Em caso de dúvidas os autores poderão entrar em contato com a equipe editorial através do e-mail: revistadebatesner@gmail.com, ou com o departamento do Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, pelo fone: 33086638

12) Para citações bibliográficas, os autores deverão se guiar pelas normas da ABNT, de modo que no corpo do texto, a indicação de referência nas citações diretas deve trazer autor(es), ano de publicação e página(s); nas citações indiretas a indicação de página é opcional, conforme os modelos: a. Segundo Hassen (2002, p. 173): “Há uma grande carência de materiais didáticos nesse campo, principalmente se aliados à ludicidade.” b. Sabemos da grande carência de materiais didáticos nesse campo, segundo Hassen (2002, p. 173).

13) As citações diretas com mais de três linhas, no texto, devem ser destacadas com recuo de quatro espaços à direita da margem esquerda e corpo menor de letra, sem aspas, em espaço simples; transcrições das falas dos informantes seguem a mesma norma. Além disso, as notas explicativas devem ser numeradas ordinalmente no texto e vir no rodapé da página.

14) Os desenhos, fotos, tabelas, gráficos, mapas dentre outros elementos representativos deverão estar devidamente numerados, com título e com a fonte consultada. Os autores deverão atentar ainda para a qualidade de tais itens, de modo a garantir a fidedignidade dos mesmos tanto na reprodução quanto na impressão, seguindo o disposto no item 7.b, acima.

15) As referências devem vir após o texto, ordenadas alfabeticamente, seguindo as normas da ABNT conforme os modelos:

a) Livro (e guias, catálogos, dicionários, etc.) no todo: autor(es), título (em itálico e separado por dois-pontos do subtítulo, se houver), número da edição (se indicado), local, editora, ano de publicação: DUMONT, Louis. Homo hierarchichus: o sistema de castas e suas implicações. São Paulo: EDUSP, 1992. FORTES, Meyer; EVANS-PRITCHARD, Edward (Org.). African political systems. Oxford: Oxford University Press, 1966. MINISTÉRIO DE SALUD. Unidade Coordinadora Ejecutora VIH/SIDA y ETS. Boletín de SIDA: programa nacional de lucha contra los retrovirus del humano y SIDA. Buenos Aires, mayo 2001.

b) Parte de livro (fragmento, artigo, capítulo em coletânea): autor(es), título da parte seguido da expressão “In:”, autor(es) do livro, título (em itálico e separado por dois pontos do subtítulo, se houver), número da edição (se indicado), local, editora, ano de publicação, página(s) da parte referenciada: VELHO, Otávio. Globalização: antropologia e religião. In: ORO, Ari Pedro; STEIL, Carlos Alberto. Globalização e religião. Petrópolis: Vozes, 1997. p. 25-42.

c) Artigo/matéria em periódico (revista, boletim, etc.): autor(es), título do artigo, nome do periódico (em itálico), local, ano e/ou volume, número, páginas inicial e final do artigo, data. CORREA, Mariza. O espartilho de minha avó: linhagens femininas na antropologia. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 3, n. 7, p. 70-96, out. 1997.

d) Artigo/matéria em jornal: autor(es), título do artigo, nome do jornal (em itálico), local, data, seção ou caderno, página (se não houver seção específica, a paginação precede a data): TOURAINE, Alain. O recuo do islamismo político. Folha de São Paulo, São Paulo, 23 set. 2001. Mais!, p. 13. SOB as bombas. Folha de São Paulo, São Paulo, p. 2, 22 mar. 2003.

e) Trabalhos acadêmicos: referência completa seguida do tipo de documento, grau, vinculação acadêmica, local e data da defesa conforme folha de aprovação (se houver): GIACOMAZZI, Maria Cristina Gonçalves. O cotidiano da Vila Jardim: um estudo de trajetórias, narrativas biográficas e sociabilidade sob o prisma do medo na cidade. 1997. Tese (Doutorado em Antropologia Social)–PPGAS/UFRGS, Porto Alegre, 1997.

f) Evento no todo: nome do evento, numeração (se houver), ano e local (cidade) de realização, título do documento (anais, atas, resumos, etc., em itálico), local de publicação, editora e data de publicação: REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ANTROPOLOGIA, 21., 1998, Vitória. Resumos… Vitória: Departamento de Ciências Sociais/UFES, 1998.

g) Trabalho apresentado em evento: autor (es), título do trabalho apresentado seguido da expressão “In:”, nome do evento, numeração (se houver), ano e local (cidade) de realização, título do documento (anais, atas, resumos, etc., em itálico), local de publicação, editora, data de publicação e página inicial e final da parte referenciada: STOCKLE, Verena. Brasil: uma nação através das imagens da raça. In: REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ANTROPOLOGIA, 21., 1998, Vitória. Resumos… Vitória: Departamento de Ciências Sociais/UFES, 1998. p. 33. EDITORIAL POLICIES

 

I) Focus and Scope Debates do NER is a Brazilian journal in the area of Religion Studies. It is an essentially academic vehicle, linked to the Center for Religious Studies (NER) and the Doctoral Program in Social Anthropology (PPGAS) of Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Its pluralist focus aims to disseminate unpublished scientific papers resulting from national and international research conducted in the social sciences, regarding religion as a social fact in its interfaces with other spheres of society. Debates do NER is a journal published biannually in Portuguese and Spanish. Thus, the papers submitted for publication must be written in one of these languages, always obeying the rules of good use of them. The submitted work should have academic and social relevance. The manuscript that is submitted for publication in this journal should be original and unpublished. It can not, therefore, be simultaneously submitted for publication or to be published in other journals, books, or any other forms of academic dissemination.

II) Publication Frequency The journal publishes biannually unedited contributions in the form of Articles and Book reviews, in Portuguese and Spanish, about themes that lie in the areas of Religion Studies.

III) Peer Review Process Articles submitted to the journal will undergo an editorial process comprising several stages:

1) First, the originals manuscripts should be submitted via the Internet by registration of all authors on the journal's website (http://seer.ufrgs.br/debatesdoner/user/register);

2) The publication of articles is subject to the approval of the Executive Editorial Board considering reviews from external consultants, recognized in the areas addressed in the Debates NER. This evaluation is made for at least two of these external consultants, blindly, to ensure the integrity and impartiality of the peer. However, it is the responsibility of the Executive Editorial Committee to select from the manuscripts approved by the consultants, which will be published in each issue.

3) To ensure blind evaluation by peers, authors' data will not be forwarded to the consultants, however, it is the responsibility of authors to make sure that there is nowhere in the body of the text or the file properties any data that could identify them. To remove identification from the file properties the author of the original must follow these procedures:

a) In Microsoft Office or Mac documents: ( File> Properties), starting on File in the main menu, and clicking on the following: File> Save As ...> Tools (or Options in a Mac)> Security Options .. .> Remove personal information from file when saving> OK> Save.

b) In PDFs, the authors' names should also be removed from Document Properties, File in the main menu of Adobe Acrobat.

4) The criteria that will be evaluated in the articles submitted for publication are the following:

a) Regarding the structure: Quality logical structure of the work as regards the organization of the topics that compose it.

b) Regarding the composing: It will be assessed the clarity of the text, the spelling, and grammar quality, and elucidated argument rigorously and property;

c) Regarding the technical and scientific quality: there will be analyzed the correct use of concepts covered, adequacy and depth of content, and the scientific rigor of the job.

d) Regarding originality: It will take into account the originality and degree of innovation proposed by the work, as well as expressiveness and importance of the work for the discussion of problems of their field of research;

e) Actuality and relevance of the references used.

5) After being forwarded and evaluated by peers, the editorial staff will contact the principal author to inform the verdict that can be accepted, accepted with modifications, or refused. In either case, the material submitted will not be returned.

6) For questions authors can contact the editorial staff via e-mail: debatesdoner@gmail.com, or with the Social Anthropology Department of the Universidade Federal do Rio Grande do Sul, by phone: +555133086638

GUIDELINES FOR AUTHORS

I) General Rules Debates do NER in each issue publishes three types of manuscripts: Articles, visual essays, and reviews. Each of these works has characteristics concerning content and number of pages to be observed by the authors:

1) Articles: a) Maximum of 8000 words b) 15-25 pages c) Original research, based on systematic and rigorous investigation, must be carried out using the appropriate methodologies and scientific analysis. d) Though limited in number, theoretical articles or systematic and current revisions on relevant topics for the magazine's editorial line, which rely on critical and timely analysis of an extensive body of research on the issues that contribute to the development of Social Sciences of Religion, preferably in a research field for which the author contributed will be admitted.

2) Visual Essays: a) Maximum of 2000 words b) 5-12 images c) Visual Essays based on ethnographic fieldwork must contain: i) a presentation text, contextualizing the images (including their production process, authorship, place, and year); ii) captions and, iii) references, if applicable. d) The author must send the photos or multimedia material in JPEG, PNG, or GIF format. The images should be sent in high resolution (300 dpi minimum) and named in the order of their appearance in the visual essay, according to the following format: LAST NAME_image_1.jpg (example: ECKERT_image_1.jpg).

3) Reviews: a) Maximum of 4000 words b) 3-10 pages c) Critical analysis of recently published works (maximum four years), guiding the reader regarding their characteristics and potential uses. Submitted manuscripts should have a cover sheet containing: i) The full title of the work in Portuguese or Spanish, along with its English version; ii) A summary (between 100 and 150 words) single-spaced, in the language of the article and their respective English version; iii) The maximum of four keywords (maximum of four) - in the language of the article with their respective English version. iv) Furthermore, it should contain the complete name of authors, their maximum titrations, the full name of the institution in which it operates, and their position in such institution. v) You should also include the following contact information: Full address, email, and phone (we recommend using institutional addresses for herewith physical and electronic correspondence).

II) Text Format

1) Text presentation:

a) The research articles should be written in Times New Roman, format 12, 1.5 line spacing.

b) The text should be justified, and A4 (210x297) format

c) The research articles must contain a maximum of 8 thousand words, including title, abstract, keywords, references, and notes.

d) The reviews must contain a maximum of 4 thousand words, including title, abstract, keywords, references, and notes.

e) Typographic signs have to be harmonized: i. italics: for foreign words, titles (books, events, etc.), and emphasis; ii. inverted commas: direct quotations under three lines, individual words quotes or words whose connotations or use deserves emphasis; Quotation over three lines long: line feed iii. bold and underlined should be avoided.

III) Quotation Norms Authors must follow the rules of the ABNT style.

1) For short direct quotations (less than 3 lines): quotation between inverted commas in the body of the text, followed by the author’s name, year of publication, page number, between brackets; in indirect citations, the page indication is optional, depending on the model: a. According to Hassen (2002: 173.) "There is a great lack of teaching materials in this field, especially if combined with playfulness." b. We know the great lack of teaching materials in this field, according to Hassen (2002, p. 173).

2) For longer quotations (more than 3 lines): The text must be highlighted with indent four spaces to the right of the left margin and lower body font without quotation marks, single-line spacing; Longer quotations from interviews must follow the same quotation norms. Furthermore, the explanatory notes should be numbered ordinally in the text and come in the footnote

IV) Tables and illustrations Drawings, photos, tables, graphics, maps, and any other representative elements must be properly numbered, with title and the credited source. Authors should also pay attention to the quality of such items in order to ensure the reliability of both reproduction and print.

V) Bibliography Bibliographic references should be placed at the end of the article, in alphabetical order, according to the ABNT norms:

a) To reference a book: name or names of author(s) in capitals, the title of the book (in italics and separated by a colon from the subtitle, if any), edition number (if indicated), place of the edition, editor, publication year: DUMONT, Louis. Homo hierarchichus: the caste system and its implications. Sao Paulo: EDUSP, 1992. STRONG, Meyer; EVANS-PRITCHARD, Edward (Ed.). African political systems. Oxford: Oxford University Press, 1966. MINISTRY OF SALUD. Unit Coordinator Ejecutora HIV / AIDS y ETS. AIDS Bulletin: National program lucha contra los del human retrovirus y AIDS. Buenos Aires, mayo, 2001.

b) To reference an extract from a book (fragment, article, chapter in collection): name or names of author(s) in capitals, the title of the extract part followed by the expression "In", the title of the book (in italics and separated by a colon from the subtitle, if any), edition number (if indicated), place of the edition, editor, publication year, page (s) of the referenced part: Velho, Otávio. Globalization: anthropology and religion. In: ORO, Ari Pedro; STEIL, Carlos Alberto. Globalization and religion. Petropolis: Vozes, 1997. p. 25-42.

c) To reference a journal article, indicate: author’s last name in capital letters, title of the article, title of the journal (in italics), place, year of publication and/or volume, number, first and last page of the article, date. CORREA, Mariza. The corset of my grandmother: female lineages in anthropology. Anthropological horizons, Porto Alegre, year 3, n. 7, p. 70-96, May. 1997.

d) To reference a newspaper article: author’s last name in capital letters, the title of the article, the title of the journal (in italics), place, date of publication, newspaper section, page (if there is no specific section, the page preceding the date): TOURAINE, Alain. The retreat of political Islam. Folha de Sao Paulo, Sao Paulo 23 September 2001. More !, p. 13. UNDER bombs. Folha de Sao Paulo, São Paulo, p. 2 22 March 2003.

e) Thesis/ PhD: complete reference followed by document type, degree, academic affiliation, place, and date of defense as paper of approval (if any): GIACOMAZZI, Maria Cristina Gonçalves. The daily life of the Village Garden: a study of trajectories, biographical narratives, and sociability through the prism of fear in the city. 1997. Thesis (Doctorate in Social Anthropology) -PPGAS / UFRGS, Porto Alegre, 1997.

f) Event: event name, number (if any), year and place (city) of accomplishment, document title (annals, summaries, etc., in italics), place of publication, publisher, and date: MEETING OF ANTHROPOLOGY BRAZILIAN ASSOCIATION, 21, 1998 Vitória. Summaries ... Vitória: Department of Social Sciences / UFES 1998. g) Working paper presented at an event: authors, the title of the working paper presented followed by "In:", event name, number (if any), year and place (city) of accomplishment, document title (annals, minutes, summaries, etc., in italics), place of publication, publisher, date of publication and first and last page of the referenced part: STOCKLE, Verena. Brazil: a nation through the race pictures. In: MEETING OF ANTHROPOLOGY BRAZILIAN ASSOCIATION, 21, 1998 Vitória. Summaries ... Vitória: Department of Social Sciences / UFES, 1998. p. 33.

COPYRIGHTS STATEMENT Debates do NER journal is not responsible under any circumstances for the ideas set out by the authors. By submitting your material, the author instantly gives the copyright integrally to the Doctoral Program in Social Anthropology of UFRGS.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.