Imagem Pública Política: o Último Populismo de Chávez
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-5269.44212Palabras clave:
Populismo, Imagem Pública Política, Hugo Chávez, Venezuela.Resumen
O populismo é uma importante marca na política latino americana e a emergência de líderes considerados neopopulistas, como o ex-presidente da Venezuela, Hugo Chávez, está entrelaçada às mudanças na percepção sobre política pelos cidadãos. O presente artigo busca compreender, portanto, como se deu a construção da imagem pública política de Hugo Chávez para que o conceito de neopopulismo fosse atribuído ao governo chavista. O período analisado compreende a eleição presidencial de 2012 na Venezuela. Nossas hipóteses iniciais, confirmadas pela análise, indicavam, principalmente, a existência de uma ênfase estratégica no populismo de Chávez na eleição de 2012 e, ainda, sinalizavam não apenas a existência do voto personalista, mas também a opção do voto retrospectivo em Chávez.Descargas
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Publicado
2014-04-28
Cómo citar
Baptista, Érica A., & Passos, M. R. (2014). Imagem Pública Política: o Último Populismo de Chávez. Revista Debates, 8(1), 55–79. https://doi.org/10.22456/1982-5269.44212
Número
Sección
Dossier