Eleições e sistema eleitoral africano: desafios e perspectivas para Moçambique

Autores

  • Antonio Hama Thay Universidade Eduardo Mondlane e Universidade A Politecnica

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-5269.99723

Palavras-chave:

Eleições, Sistema Eleitoral, África, Moçambique

Resumo

O presente artigo faz uma análise sobre a questão das eleições e o sistema eleitoral africano. O estudo sistematiza desafios e perspectivas para Moçambique, um país africano cujo processo eleitoral tem degenerado em tensões, conflitos e crises pós-eleitorais. Baseado numa pesquisa qualitativa, apoiada pelo método histórico e analítico, pesquisa documental, revisão sistemática de literatura e observação participante, o estudo constatou que o sistema eleitoral africano está em processo de construção, acreditando que num futuro próximo ou longínquo irá adquirir sua forma autóctone, segura e funcional capaz de evitar e reduzir conflitos eleitorais e pós-eleitorais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Hama Thay, Universidade Eduardo Mondlane e Universidade A Politecnica

António Hama Thay nasceu a 1 de Janeiro de 1951, em Nova Mambone, no Distrito de Govuro, Província de Inhambane. Antigo combatente da Luta de Libertação Nacional, a partir de 1969, quando ingressou na Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO). Tem muita experiência na área militar, com formação na Ex-União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, Tanzânia e em Moçambique. Ocupou vários cargos de chefia nas Forças de Defesa, sendo de destacar as de Comandante da Força Aérea e das tropas de defesa Anti-Aérea. Foi piloto comercial de Aeroplanos (PCA), Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas de Moçambique (FPLM).

Actualmente, é Tenente-General na reserva. A nível do Governo, foi Governador de Tete; Presidente do Conselho Executivo da Cidade de Maputo; Vice-Ministro da Defesa Nacional e Ministro dos Antigos Combatentes. Foi Deputado da Assembleia Popular. É Deputado da Assembleia da República pelo Círculo Eleitoral da Cidade de Maputo, no qual desempenha as funções de Relator da Comissão de Defesa, Segurança e Ordem Pública.

É docente universitário da cadeira de Gestão de Empresas, na Universidade Politécnica, desde 2013, em Maputo, Docente Regente da cadeira de Empreendedorismo, na Faculdade de Economia, da UEM.

É Membro do Conselho Nacional de Defesa e Segurança; autor do Livro: Liderança e Processos de Decisão em Samora Machel. Academicamente: é Diplomado em Ciências Militares, pela Academia Militar da Ex-URSS; Mestrado em Gestão, pelo ISCTE, Lisboa; Doutorado em Gestão e Administração de Empresas pela Commonwealth Open University. Pós-doutorado pela Commonwealth Open University.

É também palestrante de diversos temas económicos, sociais e estratégicos.

Downloads

Publicado

2020-08-27

Como Citar

Thay, A. H. (2020). Eleições e sistema eleitoral africano: desafios e perspectivas para Moçambique. Revista Debates, 14(2), 131–152. https://doi.org/10.22456/1982-5269.99723