A eleição de Jair Bolsonaro: A construção do medo e ódio na campanha eleitoral de 2018

Autores

  • Deysi Cioccari PUC/SP
  • Vanderlei Ezequiel UFABC
  • Romer Mottinha UFPR

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-5269.95521

Palavras-chave:

Comunicação, Política, Medo, Discurso de Ódio

Resumo

Este trabalho analisa as eleições de 2018 e a construção social dos discursos de ódio e medo durante o pleito. Tendo como protagonista o presidente eleito Jair Bolsonaro, o período eleitoral contou com narrativas dramáticas. O corpus deste trabalho é especificamente o período eleitoral, tendo como ápice o ataque sofrido pelo então candidato no dia 6 de setembro de 2018 e seus desdobramentos no campo político. O referencial teórico baseia-se em Zygmunt Bauman (2007), Christopher Lasch (1983,1986) e Thomas Hobbes (1966, 1998) para analisar o medo, e em Jeremy Waldron e Ronald Dworkin para entendermos o ódio na política brasileira. Concluiu-se que ódio e medo foram primordiais na eleição do candidato vencedor.

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Publicado

2019-12-16

Como Citar

Cioccari, D., Ezequiel, V., & Mottinha, R. (2019). A eleição de Jair Bolsonaro: A construção do medo e ódio na campanha eleitoral de 2018. Revista Debates, 13(3), 89–105. https://doi.org/10.22456/1982-5269.95521