COMUNICAÇÃO, CRÍTICA E CIDADANIA: RELEITURAS TEÓRICAS E PERSPECTIVAS PRÁTICAS

Autores

  • Raquel Paiva UFRJ
  • Marcelo Monteiro Gabbay UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-5269.12268

Palavras-chave:

Leitura Crítica, Cidadania, Escola de Frankfurt, União Cristã Brasileira de Comunicação Social, Comunicação Comunitária.

Resumo

O presente artigo apresenta uma primeira aproximação da retomada dos estudos de leitura crítica dos meios de comunicação a partir da releitura da Teoria Crítica da Escola de Frankfurt sob uma ótica contemporânea, passando pela definição de cidadania e de experiências realizadas no Brasil e na América Latina nas últimas décadas no âmbito da formação crítica em Comunicação. Neste trabalho inicial, o foco se concentra na revisão de estudos e práticas reflexivo-teóricos, e na aproximação com o campo da Educação e suas possibilidades pragmáticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Paiva, UFRJ

Professora Associada da Escola de Comunicação da UFRJ, pesquisadora do CNPq, jornalista e escritora

Marcelo Monteiro Gabbay, UFRJ

Músico e Doutorando em Comunicação e Cultura pela UFRJ. Membro-pesquisador do Laboratório de Estudos em Comunicação Comunitária dessa instituição - LECC

Downloads

Publicado

2010-06-29

Como Citar

Paiva, R., & Gabbay, M. M. (2010). COMUNICAÇÃO, CRÍTICA E CIDADANIA: RELEITURAS TEÓRICAS E PERSPECTIVAS PRÁTICAS. Revista Debates, 4(1), 78. https://doi.org/10.22456/1982-5269.12268

Edição

Seção

Dossiê