A publicização da política: estratégias argumentativas de Dilma Rousseff contra o impeachment

Autores/as

  • Rejane de Oliveira Pozobon Universidade Federal de Santa Maria
  • Andressa Dembogurski Ribeiro Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-5269.71107

Palabras clave:

Publicização, política, Dilma Rousseff, impeachment

Resumen

Este estudo busca, através de uma breve revisão bibliográfica, aproximar o conceito de publicização (CASAQUI, 2004, 2005, 2009, 2011, 2014; ROMEYER, 2015) utilizado no campo organizacional e da saúde ao campo político. Para exemplificarmos esta aproximação, analisaremos, através da teoria da argumentação (BRETON, 2003), os pronunciamentos da presidenta Dilma Rousseff pré e pós votação da abertura do processo de impeachment na Câmara dos Deputados, que foram veiculados na rede social digital Facebook. Percebemos que, ao se adaptar à lógica midiática, a política faz uso de estratégias argumentativas e incorpora a arte da representação e da encenação, ganhando características que não estavam presentes em momentos anteriores.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rejane de Oliveira Pozobon, Universidade Federal de Santa Maria

Professora do Programa de Pós-Graduação em  Comunicação e do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria.

Andressa Dembogurski Ribeiro, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em  Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria.

Publicado

2017-04-18

Cómo citar

Pozobon, R. de O., & Ribeiro, A. D. (2017). A publicização da política: estratégias argumentativas de Dilma Rousseff contra o impeachment. Revista Debates, 11(1), 119–136. https://doi.org/10.22456/1982-5269.71107

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.