Imagem Pública Política: o Último Populismo de Chávez

Autores

  • Érica Anita Baptista Universidade Federal de Minas Gerais
  • Mariana Rezende Passos Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-5269.44212

Palavras-chave:

Populismo, Imagem Pública Política, Hugo Chávez, Venezuela.

Resumo

O populismo é uma importante marca na política latino americana e a emergência de líderes considerados neopopulistas, como o ex-presidente da Venezuela, Hugo Chávez, está entrelaçada às mudanças na percepção sobre política pelos cidadãos. O presente artigo busca compreender, portanto, como se deu a construção da imagem pública política de Hugo Chávez para que o conceito de neopopulismo fosse atribuído ao governo chavista. O período analisado compreende a eleição presidencial de 2012 na Venezuela. Nossas hipóteses iniciais, confirmadas pela análise, indicavam, principalmente, a existência de uma ênfase estratégica no populismo de Chávez na eleição de 2012 e, ainda, sinalizavam não apenas a existência do voto personalista, mas também a opção do voto retrospectivo em Chávez.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Érica Anita Baptista, Universidade Federal de Minas Gerais

Pesquisadora do grupo “Opinião Pública, Marketing Político e Comportamento Eleitoral” da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Doutoranda em Ciência Política na UFMG.

Mariana Rezende Passos, Universidade de São Paulo

Pesquisadora do “Grupo de Estudos de Novas Narrativas” e Doutoranda em Comunicação Social na Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2014-04-28

Como Citar

Baptista, Érica A., & Passos, M. R. (2014). Imagem Pública Política: o Último Populismo de Chávez. Revista Debates, 8(1), 55–79. https://doi.org/10.22456/1982-5269.44212

Edição

Seção

Dossiê

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.