USO DA INTERNET E OPORTUNIDADES DE PARTICIPAÇÃO POLÍTICA VIRTUAL NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE OUTUBRO DE 2008 NO BRASIL

Autores

  • Sérgio Soares Braga Universidade Federal do Paraná
  • Maria Alejandra Nicolás UFPR
  • Andressa Silvério França UFPR

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-5269.22684

Palavras-chave:

Eleições Municipais Brasileiras de 2008, Participação Política Online, Novas Tecnologias e Eleições, Representação Política.

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre o uso da internet nas eleições brasileiras a partir dos resultados de nossa pesquisa empírica sobre o emprego das novas tecnologias pelos 175 candidatos às prefeituras municipais das capitais brasileiras nas eleições de outubro de 2008. Utilizando técnicas de análise de conteúdo a partir dos modelos desenvolvidos anteriormente por Ferber, Foltz e Puglize (2007) e Braga, Nicolás e França (2010) para detectar padrões de uso da web pelos candidatos e mapear as oportunidades de interação propiciadas pela internet entre candidatos e eleitores, chegamos a dois resultados básicos: (i) existência de um “digital divide” entre os candidatos de diversas regiões e com diferentes graus de escolaridade e patrimônio; (ii) baixa difusão do uso das chamadas “redes sociais” pelos candidatos, e mesmo de mecanismos tradicionais de interação como blogs, fóruns e chats. Entretanto, embora as ferramentas da “Web 2.0” tenham sido pouco utilizadas no último pleito para as capitais brasileiras, a internet deu lugar a algumas experiências embrionárias de participação política que nos permitem antever os potenciais dessa mídia para alterar significativamente as relações entre candidatos e opinião pública nos próximos pleitos municipais brasileiros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sérgio Soares Braga, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1989), graduação em Economia Incompleto (até o 3º ano) pela Universidade Estadual de Campinas (1993), mestrado em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e doutorado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas (2008).Atualmente é professor adjunto nível II da Universidade Federal do Paraná e presidente do Comitê Setorial de Pesquisa do SCHLA (2010-). Foi coordenador (2002-2005) e vice-coordenador (2006) do Curso de Ciências Sociais da UFPR). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em impactos das novas tecnologias sobre os sistemas políticos democráticos e comportamento político, atuando principalmente nos seguintes temas: internet e política, elites, instituições e novas tecnologias, análise do processo decisório e comportamento legislativo. Coordenador do projeto financiado pelo CNPq sobre o uso das novas tecnologias pelas elites parlamentares brasileiras e seus impactos nos processos de representação política (2009-), do do GT 01 na Anpocs (Ciberpolítica, ciberativismo e cibercultura).

Maria Alejandra Nicolás, UFPR

Doutoranda em sociologia pela UFPR

Andressa Silvério França, UFPR

Doutoranda em Sociologia/UFPR

Downloads

Publicado

2011-12-28

Como Citar

Braga, S. S., Nicolás, M. A., & França, A. S. (2011). USO DA INTERNET E OPORTUNIDADES DE PARTICIPAÇÃO POLÍTICA VIRTUAL NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE OUTUBRO DE 2008 NO BRASIL. Revista Debates, 5(2), 117. https://doi.org/10.22456/1982-5269.22684

Edição

Seção

Dossiê