POLÍTICAS PÚBLICAS E CAPITAL SOCIAL EM DUAS CIDADES LATINO-AMERICANAS

Autores

  • Sonia Santos FEEVALE
  • Everton Rodrigo Santos Universidade Feevale
  • Cristina Ennes FEEVALE
  • Valdir Pedde

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-5269.19478

Palavras-chave:

Capital Social, Porto Alegre, Montevidéu, Confiança Institucional.

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal compreender os impactos do capital social e das instituições no desempenho das estruturas do Estado e, consequentemente, de suas políticas públicas em duas cidades latino-americanas: Porto Alegre e Montevidéu. O trabalho tem como pressuposto teórico o fato de que a sinergia entre instituições e o capital social são variáveis que influenciam na eficiência dos serviços públicos oferecidos e de suas políticas. Para tanto, a partir da revisão da bibliografia especializada, bem como de pesquisa quantitativa (banco de dados Nupesal/UFRGS) e pesquisa documental feita, com os orçamentos públicos de ambas as cidades e entrevistas semiestruturadas com gestores, buscou-se demonstrar que o capital social, aliado às instituições formais, pode proporcionar uma melhora dos serviços prestados pelo Estado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sonia Santos, FEEVALE

Mestre em Inclusão Social e Acessibilidade pela Universidade Feevale

Everton Rodrigo Santos, Universidade Feevale

Doutorado em Ciencia Politica pela UFRGS em 2005. Pesquisador sobre Desenvolvimento Regional e capital social, coordenador do Mestrado em Inclusao Social e Acessibilidade.

Cristina Ennes, FEEVALE

Doutora em História Ibero-Americana pela PUC/RS, professora Adjunta na Universidade Feevale no Mestrado em Processos Culturais e Diretora do Instituto de Ciências Humanas Letras e Artes (ICHLA)

Valdir Pedde

Doutor em Antropologia pela UFRGS, atualmente é Professor Titular na Universidade Feevale no Mestrado em Inclusão Social e Acessibilidade e pesquisador no Grupo de Estudos em Desenvolvimento Regional

Downloads

Publicado

2011-06-30

Como Citar

Santos, S., Santos, E. R., Ennes, C., & Pedde, V. (2011). POLÍTICAS PÚBLICAS E CAPITAL SOCIAL EM DUAS CIDADES LATINO-AMERICANAS. Revista Debates, 5(1), 25. https://doi.org/10.22456/1982-5269.19478

Edição

Seção

Dossiê