Pós-colonialismo e exclusão social de indígenas no México

Autores

  • Nubia Nieto Pesquisadora independente.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-5269.75044

Palavras-chave:

Pós-colonialismo, México, Desigualdade, Indígenas, Mestiços.

Resumo

Durante a última década, o México experimentou altos níveis de violência e um dos grupos mais vulneráveis tem sido o povo indígena. Neste contexto, o presente texto pretende analisar a relação entre os legados do colonialismo e a exclusão social dos indígenas no México. O texto é dividido em três partes. A primeira parte descreve as principais linhas históricas da discriminação contra os povos indígenas. O segundo considera os fatores que contribuíram para institucionalizar, aceitar e reproduzir a desigualdade social e econômica. O terceiro discute as complexidades do imaginário social que fortalecem a discriminação. Finalmente, alguns comentários para reduzir a desigualdade no México.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nubia Nieto, Pesquisadora independente.

Ph.D. em Geopolítica na Universidade de Pantheon-Sorbonne Paris I. Mestre em Latin American Societies no Institute of Latin American Studies-Paris III. Mestre em Political Science na National Autonomous University of Mexico, UNAM, Mexico. Bacharel em Sociologia e Communication Sciences na Autonomous Metropolitan University UAM - Campus Xochimilco.

Downloads

Publicado

2018-04-13

Como Citar

Nieto, N. (2018). Pós-colonialismo e exclusão social de indígenas no México. Revista Debates, 12(1), 129–150. https://doi.org/10.22456/1982-5269.75044