O PROTESTO LIBERAL-CONSERVADOR NA ESCOLA

A Escola Sem Partido e “A Ideologia de Gênero”

Autores

Palavras-chave:

consevadorismo, mídias digitais, educação infantil

Resumo

Este texto busca traçar os conflitos escolares a partir do caso da EMEI A. Local que o bloco liberal-conservador chegou às salas de aula, por meio das mídias digitais, em defesa de uma Escola Sem Partido e contra a ideologia de gênero; em defesa da família e contra a militância progressista. Discutiu-se que consensos democráticos como ‘Cidadania’, ‘aluno crítico’, ‘diversidade’, foram rompidos na esfera pública repercutiam no currículo atingindo suas finalidades formativas. Não só o conteúdo, mas a forma da participação destes públicos mostrava um dissenso talvez mais profundo: sobre a premissa da participação, não mais nos fóruns escolares, mas nas mídias digitais. Essa pesquisa pretende entender a penetração do conservadorismo nas escolas a partir de uma situação concreta, o que nos leva a indagar o bolsonarismo e o movimento Escola sem Partido, e, particularmente, a ideologia de gênero.

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Publicado

13-06-2023 — Atualizado em 17-10-2023

Versões

Como Citar

PEREIRA, R.; BETTINE, M. O PROTESTO LIBERAL-CONSERVADOR NA ESCOLA: A Escola Sem Partido e “A Ideologia de Gênero”. Revista Contraponto, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e131243, 2023. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/contraponto/article/view/131243. Acesso em: 6 maio. 2025.

Edição

Seção

Temática Livre - Artigos