ESTADOS SEMI-CENTRAIS: UMA NOVA CATEGORIA PARA REPENSAR A ESTRUTURA DE PODER

Autores

  • Daniel Morales Ruvalcaba Sun Yat-sen University

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-6912.86492

Palavras-chave:

Estados semi-centrais, grandes potências, potências médias, estrutura internacional, sistema mundial, Índice de Poder Mundial.

Resumo

Todos os Estados centrais ocupam posições idênticas na hierarquia do poder mundial e desempenham as mesmas funções? A hipótese esboçada aqui é a de que há uma categoria não prevista: a dos Estados semi-centrais. Eles têm poder sócio-institucional muito importante, mas são “terciários” em termos de poder econômico-militar e comunicativo-cultural. Apesar de sua relativa marginalidade, eles desempenham papéis estratégicos na política internacional, especialmente em apoio aos poderes centrais (grandes e médios). Este artigo analisa as características gerais do chamado centro do sistema-mundo, identifica os Estados semi-centrais, teórica e empiricamente, explora sua gênese e analisa seus papéis no sistema internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-11-18

Como Citar

Morales Ruvalcaba, D. (2022). ESTADOS SEMI-CENTRAIS: UMA NOVA CATEGORIA PARA REPENSAR A ESTRUTURA DE PODER. AUSTRAL: Revista Brasileira De Estratégia E Relações Internacionais, 8(15). https://doi.org/10.22456/2238-6912.86492

Edição

Seção

Artigos