AS CONTRIBUIÇÕES DE JOSEPH HERMAN PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA NO PERÍODO IMPERIAL
Palabras clave:
Barão de Tautphoeus, trajetória, identidade profissional docenteResumen
Este artigo está fundamentado numa pesquisa de caráter biográfico sobre Joseph Herman, o Barão de Tautphoeus, um educador reconhecido no período Imperial brasileiro, mas que ainda não possui estudos mais aprofundados sobre a sua peculiar trajetória. De origem alemã, foi não só professor catedrático do Colégio Pedro II, como fundou e dirigiu outras instituições de ensino no município da Corte e em várias outras cidades. A metodologia utilizada foi a análise documental das fontes encontradas no Núcleo de Documentação e Memória do Colégio Pedro II e em periódicos da época. Destacamos a importância desse professor e sustentamos que o mesmo pode ter sido um dos responsáveis pela penetração, no Brasil, de ideais do movimento de renovação pedagógica que ocorreu na Europa, no século XIX.
Descargas
Citas
ALBUQUERQUE, Antônio Luiz Porto. Questões a Propósito do Pensamento sobre a Guerra no Brasil, no Século XIX. Anais do Museu Histórico Nacional. Vol. XXVIII, 1996, p. 87-161.
ANDRADE, Vera Lúcia Cabana. Historiadores do IHGB/ Catedráticos do CPII. Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, ano 168, n. 434, Rio de Janeiro, jan/mar, 2007, p.219-231.
BASTOS, Maria Helena Câmara. Conferências Populares da Freguesia da Glória (1873- 1890). In: Anais do II Congresso Brasileiro de História da Educação: História e Memória da Educação Brasileira. Natal: Nucleo de Arte de Cultura da UFRN, 2002.
______. O Kindergarten ou Jardim de Infância por Maria Guilhermina Loureiro de Andrade (1888). História da Educação (UFPel), v. 12, 2008, p. 259-268.
COLÉGIO PEDRO II. Anuário Comemorativo do 1° Centenário da Fundação do Colégio (1937-1938). Vol. X. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1944.
DOMINÓ SOBRINHO. Pequenos Echos. Revista Illustrada. Ano 15, n. 580, p. 3, 1890.
DORIA, Luís Gastão d’Escragnolle. O Barão de Tautphoeus. Revista da Semana. Anno XXIII, n.10, 4 de março de 1922, 1890.
______. Tautphoeus Educador. Revista da Semana. Edição de 18 de Novembro de 1939, 1939.
GAMA ROSA, Francisco Luís. Barão de Tautphoeus. Almanaque Brasileiro Garnier. 1911, p. 323-324.
GUESSE, Érika. Bergamasco. Silvio Romero e os Contos Populares Brasileiros de Origem indígena: uma proposta de análise. Araraquara: UNESP, 2009. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários). Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista.
LAGO, Mário. Meus Tempos de Moleque. Disponível em:
<http://www.mariolago.com.br/livro.php>. Acesso em: 18 dez. 2012.
LEMOS, Daniel Cavalcanti de Albuquerque. Professores em Movimento: a emergência do associativismo docente na Corte Imperial. Belo Horizonte: UFMG, 2011. Tese (Doutorado em Educação e Inclusão Social). Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais.
MENDONÇA, Ana Waleska Pollo Campos, SOARES, Jefferson da Costa, LOPES, Ivone Goulart e PATROCLO, Luciana Borges. A criação do Colégio de Pedro II e seu impacto na constituição do magistério público secundário no Brasil. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 4, out./dez., 2013, p. 985-1000.
NABUCO, Joaquim. Minha Formação. 5 ª ed. Brasília:Ed. da UNB, 1963.
PIRES DE ALMEIDA, José Ricardo. Barão de Tautphoeus. Almanaque Brasileiro Garnier, 1905, p.263-264.
RODRIGUES, Rogério Rosa. Crítica e erudição em João Ribeiro. Dimensões, vol. 30, 2013, p. 87-109.
VENTURA, Roberto. Estilo Tropical: história cultural e polêmicas literárias no Brasil 1870-1914. São Paulo: Cia. das Letras, 1991.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
História da Educação utiliza como base para transferência de direitos a licença CreativeCommons BY (creativecommons.org) para periódicos de acesso aberto - Open ArchivesIniciative (OAI), categoria greenroad.
Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution, que permite o compartilhamento do texto com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.