Viagem educacional ao Uruguai em 1913: impressões dos professores rio-grandenses acerca das escolas de Montevidéo - Educational mission to Uruguay in 1913: the impressions of teachers from the state of Rio Grande do Sul about schools in Montevideo

Autores

  • Caroline Braga Michel Universidade Federal de Pelotas
  • Eduardo Arriada, Brasil Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

Missão educacional, Rio Grande do Sul, Uruguai.

Resumo

O presente artigo analisa as impressões do grupo de professores rio-grandenses que viajou, designado pelas autoridades gaúchas, ao Uruguai no ano de 1913 com o objetivo de conhecer o sistema educacional uruguaio para qualificar o ensino gaúcho. Esses educadores registraram suas impressões e observações acerca das visitas realizadas nas instituições de ensino uruguaias em um Relatório Oficial, composto por cinco partes. A análise, de cunho documental, evidenciou, a partir desse registro, que havia similaridades entre os dois contextos educacionais e ainda, por um lado certa idealização da comissão rio-grandense ao modelo uruguaio e, por outro, a constatação de excelência do método João de Deus utilizado no Rio Grande do Sul.

Palavras-chave: missão educacional; Rio Grande do Sul; Uruguai.

 

EDUCATIONAL MISSION TO URUGUAY IN 1913: THE IMPRESSIONS OF TEACHERS FROM THE STATE OF RIO GRANDE DO SUL ABOUT SCHOOLS IN MONTEVIDEO

Abstract

This study aims at discussing the impressions of the group of Brazilian teachers from the State of Rio Grande do Sul who traveled to Uruguay, as designated by the RS authorities, in 1913, to know the Uruguayan educational system in order to qualify the education in RS. These educators recorded their impressions and observations about the visits in the Uruguayan educational institutions in a White Paper, composed of five parts. The analysis of such record, primarily on documentary evidence, showed that there were similarities between the two educational contexts. Thus, a certain idealization by the Brazilian commission with regard to the Uruguayan model was found together with the excellence of the João de Deus  method used in RS.

Key-words: educational Mission, State of Rio Grande do Sul, Uruguay.

 

VIAJE EDUCACIONAL A URUGUAY EN 1913: IMPRESIONES DE LOS PROFESORES RÍO-GRANDENSES ACERCA DE LAS ESCUELAS DE MONTEVIDEO

Resumen

El presente artículo analiza las impresiones del grupo de profesores río-grandenses que viajó, designado por las autoridades gauchas, a Uruguay en el año de 1913 con el objetivo de conocer el sistema educacional uruguayo para cualificar la enseñanza gaucha. Eses educadores registraron sus impresiones y observaciones acerca de las visitas realizadas en las instituciones de enseñanza uruguayas en un Informe Oficial, compuesto por cinco partes. El análisis, de cuño documental, evidenció, a partir de ese registro, que había similitudes entre los dos contextos educacionales y aún, por un lado, cierta idealización de la comisión río-grandense al modelo uruguayo y, por otro, la constatación de excelencia del método João de Deus utilizado en Río Grande del Sur.

Palabras-clave: misión educacional, Rio Grande del Sur, Uruguay.

 

VOYAGE EDUCATIONNEL EN URUGUAY EM 1913: IMPRESSIONS DES PROFESSEURS RIO-GRANDENSES A PROPOS DES ECOLES DE MONTEVIDEO

Résumé

Cet article analyse les impressions du groupe de professeurs rio-grandenses qui a voyagé, designé par les autorités de l’état, en Uruguay en 1913 qui avait pour but connître le système éducationnel uruguayen pour qualifier l’enseignement gaúcho. Ces enseignants ont enregistré leurs impressions et leurs observations à propos des visitations realisées aux institutions d’enseignement uruguayennes dans un Rapport Officiel composé de cinq parties. L’analyse de fond documentaire a remarqué, à partir de cet enregistrement, qu’il y avait des similitudes entre ces deux contextes d’éducation et encore d’un côté une certaine idéalisation de cette comission en relation au modèle uruguayen et d’un autre la constatation de l’excelence de la méthode João de Deus utilisée dans le Rio Grande do Sul.

Mots-clé: voyage educationnel, Rio Grande do Sul, Uruguay.

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Biografia do Autor

Caroline Braga Michel, Universidade Federal de Pelotas

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal de Pelotas.

Eduardo Arriada, Brasil, Universidade Federal de Pelotas

Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (Fae/UFPel). Vinculado ao PPGE da mesma instituição. Doutor em Educação pela PUC/Porto Alegre.

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Publicado

2016-12-13

Como Citar

Braga Michel, C., & Arriada, Brasil, E. (2016). Viagem educacional ao Uruguai em 1913: impressões dos professores rio-grandenses acerca das escolas de Montevidéo - Educational mission to Uruguay in 1913: the impressions of teachers from the state of Rio Grande do Sul about schools in Montevideo. Revista História Da Educação, 253–270. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/60766

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo