O jornal A Escola e a construção da escola moderna e republicana (Laguna, década de 1910) - The newspaper A Escola and the construction of modern and republican school (Laguna, decade of 1910)
Resumo
O presente estudo analisa dois exemplares do jornal A Escola, veiculado no Grupo Escolar Jerônimo Coelho, de Laguna, Sul de Santa Catarina, em 1916. O que este jornalzinho teria a ver com aqueles que anos mais tarde foram popularizados por Decroly e Freinet e incorporados às escolas primárias brasileiras como parte das associações auxiliares da escola? Esta questão constituiu-se no fio condutor desta reflexão histórica, buscando indícios que contribuam para a discussão acerca do ensino ativo, carro-chefe da pedagogia moderna, e da escola ativa, principal bandeira da escola nova. Para tanto, analisa principais temas pautados pela gazeta A Escola quais sejam: o patriotismo republicano e a civilidade burguesa.
Palavras-chave: jornal escolar, pedagogia moderna, grupo escolar.
THE NEWSPAPER A ESCOLA AND THE CONSTRUCTION OF MODERN AND REPUBLICAN SCHOOL (LAGUNA, DECADE OF 1910)
Abstract
This study examines two copies of the newspaper The School, published by the School Group Jerônimo Coelho, Laguna, south of Santa Catarina in 1916. What would this newspaper have to do with those that years later were popularized by Decroly and Freinet and incorporated to Brazilian primary schools as part of the auxiliary school associations? This question was the thread of this historical reflection, seeking clues that would contribute to the discussion of active teaching, flagship of Modern Pedagogy, and active school, main feature of progressive education. Therefore, it analyzes the main themes debated by the newspaper The School such as: republican patriotism and bourgeois civility.
Key-words: school newspaper, modern pedagogy, school group.
EL PERIÓDICO A ESCOLA Y LA CONSTRUCCIÓN DE LA ESCUELA MODERNA Y REPUBLICANA (LAGUNA, DÉCADA DE 1910)
Resumen
El presente estudio analiza dos ejemplares del Periódico La Escuela, vehiculado en el Grupo Escolar Jerônimo Coelho, de Laguna, sur de Santa Catarina, en 1916. ¿Este periodiquito qué tendría que ver con aquellos que años más tarde fueron popularizados por Decroly y Freinet e incorporados a las escuelas primarias brasileñas como parte de las asociaciones auxiliares de la escuela? Esta pregunta constituye el hilo conductor de esta reflexión histórica, buscando indicios que contribuyan para la discusión acerca de la enseñanza activa, insignia de la pedagogía moderna, y de la escuela activa, principal bandera de la nueva escuela. Por lo tanto, analiza principales temas pautados por el periódico La Escuela los cuales son: el patriotismo republicano y la civilidad burguesa.
Palabras-clave: periódico escolar, pedagogía moderna, grupo escolar.
LE JOURNAL A ESCOLA ET LA CONSTRUCTION DE L’ÉCOLE MODERNE ET RÉPUBLICAINE (LAGUNA, LES ANNÉES 1910)
Résume
La présente étude examine deux exemplaires du journal L’École, diffusé sur le Groupe Scolaire Jerônimo Coelho, de Laguna, au sud de Santa Catarina en 1916. Qu’est-ce que ce petit journal a à voir avec ceux qui ont été popularisés ans plus tard par Decroly et Freinet et incorporés aux écoles primaires dans le cadre des associations auxiliaires de l’école? Cette question a été le fil conducteur de cette réflexion historique, recherchant d’indices qui contribueraient à la discussion sur l’enseignement actif, le fleuron de la pédagogie moderne, et de l’école active, principal drapeau de l’éducation nouvelle. Pour ce faire, elle analyse les principaux thèmes examinés par la gazette L’École qui sont: le patriotisme républicain et la civilité bourgeoise.
Mots-clé: journal scolaire, pédagogie moderne, groupe scolaire.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
História da Educação utiliza como base para transferência de direitos a licença CreativeCommons BY (creativecommons.org) para periódicos de acesso aberto - Open ArchivesIniciative (OAI), categoria greenroad.
Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution, que permite o compartilhamento do texto com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.