A leitura, o cinema e os processos educativos na obra de Jonathas Serrano: problemas metodológicos e precauções morais da pedagogia nos anos 1910-30

Autores

  • André Luiz Paulilo USP

Resumo

 

O artigo faz uma revisão da obra de Jonathas Serrano sobre o ensino da leitura e o uso escolar do cinema. Examina os processos de aprendizagem da leitura estabelecendo distinções entre a leitura silenciosa e a leitura em voz alta; discute os problemas envolvidos no estabelecimento de critérios para utilizar os filmes cinematográficos na sala de aula; finalmente, aponta o impacto da racionalidade técnica para alguns aspectos do pensamento de Jonathas Serrano.

Palavras-chave: leitura, cinema, história da educação.

 

Abstract

Reading, cinema and educative process in Jonathas Serrano's work: methodological problems and moral precautions related to 1910-30's pedagogy. The article reviews Jonathas Serrano's work about the teaching of reading and the scholar use of cinema. Examines the learning processes of reading by establishing distinctions between silent reading and reading in high voice; discusses problems involved in establishing criteria to utilize movies in the classroom; and, finally, points out the impact of technical rationality concerning some aspects of Jonathas Serrano's thinking.

Keywords: reading, cinema, history of education.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

André Luiz Paulilo, USP

André Luiz Paulilo é professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Departamento de Filosofia e Ciências da Educação. Área de História da Educação e Historiografia. Mestre em Educação.

 

Publicado

2012-07-11

Como Citar

Paulilo, A. L. (2012). A leitura, o cinema e os processos educativos na obra de Jonathas Serrano: problemas metodológicos e precauções morais da pedagogia nos anos 1910-30. Revista História Da Educação, 6(11), 169–192. Obtido de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/30605

Edição

Secção

Artigo / Article / Artículo