Pesquisas sobre a Educação dos Sentidos e das Sensibilidades na História da Educação: algumas indicações teórico-metodológicas

Autores/as

Palabras clave:

história social da educação, história da educação dos sentidos e das sensibilidades, historiografia.

Resumen

O trabalho foca em alguns pressupostos teórico-metodológicos para pensar as pesquisas sobre a história da educação dos sentidos e das sensibilidades. Mobiliza autores que refletem sobre a experiência e a materialidade da vida, sugerindo que os corpos ocupam um entre-lugar nas relações entre natureza e cultura. Defende que que a sua educação é sempre dialógica, contrapondo-se ao hipersubjetivismo contemporâneo. Finaliza oferecendo exemplos de trabalhos neste âmbito de estudos.

 

 

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Biografía del autor/a

Marcus Taborda de Oliveira (Brasil), Professor da Faculdade de Educação da UFMG.

Doutor em História e Filosofia da Educação pela PUCSP (2001).Bolsista em produtividade (1C) do CNPq.

Publicado

2020-01-21

Cómo citar

de Oliveira (Brasil), M. T. (2020). Pesquisas sobre a Educação dos Sentidos e das Sensibilidades na História da Educação: algumas indicações teórico-metodológicas. Revista História Da Educação, 24, e97469. Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/97469

Número

Sección

Dossiê "História da Educação: Sensibilidades, patrimônio e cultura escrita"