Inventário e digitalização do patrimônio museológico da educação: um projecto de preservação e valorização do património educativo - The inventory and digitalization of the heritage museum of education: a project of preservation and valorization of the ed
Resumo
Resumo
Neste texto apresenta-se o Projecto Inventariação e Digitalização do Património Museológico da Educação, desenvolvido pelo Ministério da Educação português. As escolas que integram o Projecto possuem importantes colecções de património museológico e pretende-se realizar a sua inventariação, preservação e divulgação. As instituições escolares foram acolhendo muitos objectos ao longo do tempo e tem- se em consideração o percurso destas instituições, onde os materiais foram utilizados e reutilizados. Estes materiais integram-se, historicamente, no campo de diversas disciplinas, desempenhando um papel fundamental na interconexão entre o conhecimento científico e a alquimia a que este conhecimento foi sujeito para se transformar em matéria de ensino. Estabelece-se assim a convergência com as actuais políticas de valorização da educação e do património cultural, com investigações e organização de museus dedicados à escola, ao seu património e memória em diversos países. É um movimento transnacional, cujas semelhanças evidenciam a globalização da forma escolar e dos seus materiais.
Palavras-chave: património educativo; inventário; museologia; cultura escolar.
THE INVENTORY AND DIGITALIZATION OF THE HERITAGE MUSEUM OF EDUCATION: A PROJECT OF PRESERVATION AND VALORIZATION OF THE EDUCATIONAL HERITAGE
Abstract
In this paper we present the Project entitled The Inventory and Digitisation of the Museum Heritage of Education, developed by the Portuguese Ministry of Education. The schools that are part of the project have major collections of museum heritage and our aim is to carry out its inventory, to preserve and to promote them. These schools received many objects throughout time and we take into account the life of these institutions, where these objects were used and reused. Historically, these objects are connected to several of the subjects taught; they play a key role in the interconnection between scientific knowledge and the alchemy to which this knowledge was subjected in order to become teaching material. We establish, therefore, the convergence with the current policies that value education and cultural heritage, with research and organisation of museums dedicated to the school, to its heritage and legacy in several countries. It is a transnational movement, and the similarities between countries emphasise the globalisation of the school form and its materials.
Keywords: Educational heritage; inventory; museology; school culture.
INVENTARIO Y DIGITALIZACIÓN DEL PATRIMONIO MUSEOLÓGICO DE LA EDUCACIÓN: UN PROYECTO DE PRESERVACIÓN Y VALORIZACIÓN DEL PATRIMONIO EDUCATIVO
Resumen
En este texto presentamos el Proyecto Inventario y Digitalización del Patrimonio Museológico de la Educación, desarrollado por el Ministerio de la Educación portugués. Las escuelas que integran el Proyecto poseen importantes colecciones de patrimonio museológico y se pretende realizar su inventario, preservación y divulgación. Las instituciones escolares fueron acogiendo muchos objetos a lo largo del tiempo y se lleva en cuenta su recorrido, dónde se utilizaron y reutilizaron los materiales. Estos materiales se integran, históricamente, al campo de diversas disciplinas, teniendo un papel fundamental en la interconexión entre el conocimiento científico y la alquimia a que este conocimiento estuvo sujeto para transformarse en materia de enseñanza. Se establece, de ese modo, la convergencia con las actuales políticas de valorización de la educación y del patrimonio cultural, con investigaciones y organización de museos dedicadas a la escuela, a su patrimonio y memoria en diversos países. Se trata de un movimiento transnacional, cuyas semejanzas evidencian la globalización de la forma escolar y de sus materiales.
Palabras-clave: Patrimonio educativo; inventario; museología; cultura escolar.
INVENTAIRE ET DIGITALISATION DU PATRIMOINE MUSÉOLOGIQUE DE L’ÉDUCATION: UN PROJET DE PRÉSERVATION ET DE VALORISATION DU PATRIMOINE ÉDUCATIF
Résumé
Dans ce texte nous présentons le Projet Inventaire et Digitalisation du Patrimoine Muséologique de l'Éducation, développé par le Ministère de l'Éducation portugais. Les écoles qui intègrent le Projet possèdent d'importantes collections de patrimoine muséologique et l’objectif est réaliser leur inventaire, conservation et divulgation. Les institutions scolaires ont accueilli beaucoup d'objets au long du temps et nous avons en considération le parcours de ces institutions, où ces objets ont eté utilisés et réutilisés. Ces matériels s'intègrent, historiquement, dans le champ de diverses disciplines, en jouant une position fondamental dans l'interconnexion entre la connaissance scientifique et l'alchimie qui transforme cette connaissance en matière d'enseignement. S'établit ainsi la convergence avec les actuelles politiques de valorisation de l'éducation et du patrimoine culturel, avec les recherches et l’organisation de musées dévoués à l'école, à son patrimoine et sa mémoire, dans divers pays. C'est un mouvement transnational, dont les similitudes prouvent la globalisation de la forme scolaire et de leurs outils matériels.
Mots-clé: Patrimoine éducatif; inventaire; muséologie; culture scolaire.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
História da Educação utiliza como base para transferência de direitos a licença CreativeCommons BY (creativecommons.org) para periódicos de acesso aberto - Open ArchivesIniciative (OAI), categoria greenroad.
Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution, que permite o compartilhamento do texto com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.