As cartilhas e a história da alfabetização no Brasil: alguns apontamentos
Resumen
As cartilhas, assim como os métodos, foram, durante décadas, o problema central da alfabetização. Este artigo é dedicado a uma discussão aberta aos pesquisadores de diferentes áreas do campo das ciências sociais, que têm como objeto de estudo a alfabetização na perspectiva da história cultural. Essa abordagem se justifica por sabermos que os estudiosos vêm se debatendo no sentido de se considerar os usos sociais da escrita e da leitura em suas múltiplas facetas. Diante da ausência de pesquisa histórica sobre a alfabetização, é que me proponho iniciar o debate em torno das cartilhas, campo tão pouco explorado historicamente.
Palavras-chave: alfabetização, leitura e escrita: paradigmas metodológicos, história da educação.
Abstract
The textbooks as well as the methods have been for decades the central problem of literacy. This article is intended to be an open discussion for researchers from different areas of the social sciences field who have literacy with a cultural history perspective as their object of study. This approach is validated as we know that scholars have been debating among themselves in order to consider the social applications of reading and writing in their multiple features. It is because of the lack of a historic research on literacy that I intend to start the debate around the textbooks, a field which has not been much explored historically.
Keywords: literacy, reading and writing: methodological paradigms, education history.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
História da Educação utiliza como base para transferência de direitos a licença CreativeCommons BY (creativecommons.org) para periódicos de acesso aberto - Open ArchivesIniciative (OAI), categoria greenroad.
Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution, que permite o compartilhamento do texto com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.