O currículo escolar sob o olhar da História Cultural e a modernização do ensino da aritmética na Escola Primária Paranaense no início do Século XX

Autores

Palavras-chave:

história do currículo, história cultural, história das disciplinas escolares, finalidades da aritmética, método de ensino da aritmética

Resumo

Sob o olhar da história cultural, este artigo analisa disputas sobre finalidades e métodos para ensinar Aritmética nas escolas primárias paranaenses, divulgadas pela revista A Escola, periódico que circulou no estado, no início do século XX. Destaca-se discursos emitidos por intelectuais defensores de um ensino primário laico e gratuito, em que a questão principal, para além da ordem pedagógica, era também de ordem social e política, um aspecto geralmente ausente nas diretrizes curriculares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Neuza Bertoni Pinto (Brasil), REAMEC- UFMT

Neuza Bertoni Pinto (PhD.) - neuzabertonip@gmail.com. Collaborating Researcher in the Science and Mathematics Education Postgraduate Program (PPGECEM); Collaborating Researcher in the Amazonian Network of Science Education, (REAMEC); Researcher and Vice-Coordinator in the Associated Group for Studies and Research on History of Mathematic Education (GHEMAT Brasil).

 

 

Publicado

2020-06-02

Como Citar

Pinto (Brasil), N. B. (2020). O currículo escolar sob o olhar da História Cultural e a modernização do ensino da aritmética na Escola Primária Paranaense no início do Século XX. Revista História Da Educação, 24, e99392. Obtido de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/99392

Edição

Secção

Dossiê " História da Educação Matemática"