Pesquisas sobre a Educação dos Sentidos e das Sensibilidades na História da Educação: algumas indicações teórico-metodológicas

Authors

Keywords:

história social da educação, história da educação dos sentidos e das sensibilidades, historiografia.

Abstract

O trabalho foca em alguns pressupostos teórico-metodológicos para pensar as pesquisas sobre a história da educação dos sentidos e das sensibilidades. Mobiliza autores que refletem sobre a experiência e a materialidade da vida, sugerindo que os corpos ocupam um entre-lugar nas relações entre natureza e cultura. Defende que que a sua educação é sempre dialógica, contrapondo-se ao hipersubjetivismo contemporâneo. Finaliza oferecendo exemplos de trabalhos neste âmbito de estudos.

 

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Marcus Taborda de Oliveira (Brasil), Professor da Faculdade de Educação da UFMG.

Doutor em História e Filosofia da Educação pela PUCSP (2001).Bolsista em produtividade (1C) do CNPq.

Published

2020-01-21

How to Cite

de Oliveira (Brasil), M. T. (2020). Pesquisas sobre a Educação dos Sentidos e das Sensibilidades na História da Educação: algumas indicações teórico-metodológicas. History of Education Journal, 24, e97469. Retrieved from https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/97469

Issue

Section

Dossiê "História da Educação: Sensibilidades, patrimônio e cultura escrita"