O livro e a biblioteca, o documento e o arquivo na era digital
Abstract
O artigo almeja refletir sobre o lugar do livro e do documento na era digital, defendendo a convivência das linguagens oral, escrita e digital e de seus produtos no presente e futuro e advogando a preservação dos vários suportes de informação. Propõe a elaboração de uma política de descarte afinada aos interesses da história da educação e aos princípios da arquivística que deve levar em conta os aportes das novas tecnologias.
Palavras-chave: livro, biblioteca, documento, arquivo, era digital, história da educação.
Abstract
The article aims to discuss the place of books and documents in the digital era. Defends the surviving of oral and written languages, as well as their products, in the digital world. Claims for the development of a preservation policy built upon the union of history of education and archivology interests made possible by using the new technology.
Keywords: book, library, document, archive, digital era, history of education.
Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
História da Educação utiliza como base para transferência de direitos a licença CreativeCommons BY (creativecommons.org) para periódicos de acesso aberto - Open ArchivesIniciative (OAI), categoria greenroad.
Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution, que permite o compartilhamento do texto com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.